Aconteceu Copy

Obras de Capa – Viagem até aos Açores

Obra de Carlos Farinha

A AILD – Associação Internacional dos Lusodescendentes mantém uma parceria e estreita relação de trabalho com a revista Descendências Magazine, que desde a sua primeira edição, não tem capa, mas sim obras de capa, ou seja, em cada edição, a capa da revista é uma obra de arte de um artista, mas não um artista qualquer – um artista com ligação às comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo.
As primeiras “Obras de Capa”, foram protagonizadas pelo artista plástico Carlos Farinha, um artista de mão cheia e uma pessoa extraordinária, que este mês de junho irá ver as suas obras expostas num local especial, nos Açores.
Carlos Farinha irá estar na MiratecArts, na ilha do Pico, nos Açores, através do nosso querido amigo Terry Costa, um açoriano muito especial.
TERRY COSTA, nasceu em Oakville, Canadá, é licenciado em Teatro na Universidade de Toronto, percorreu a América do Norte como ator, encenador e produtor de espetáculos. Mas em 2011 decidiu viver na terra dos seus pais, ilha do Pico, Açores.
Foi desde então que iniciou um percurso profissional e cultural extraordinário, tendo fundado a MiratecArts, entidade cultural que apresenta festivais internacionais, nomeadamente, Azores Fringe, Cordas, World Music Festival, AnimaPIX o Montanha Pico Festival, Galeria Costa, entre outros projetos, que acolhe artistas para se inspirarem no meio do Oceano Atlântico e criar arte.

Mesmo com todas estas dinâmicas e toda esta intensidade, continua também a dedicar-se ao movimento associativo, o que já acontecia no Canadá, e quis o destino que esta pessoa apaixonada pela cultura, pelo espetáculo, pela arte, pela música, conhecesse a AILD e se tornasse não só associado, mas também o Diretor Geral do Conselho Cultural da AILD.
E foi através desta feliz envolvência, que Terry Costa tornou possível levar até à ilha do Pico, nos Açores, as obras de arte, as “Obras de Capa” do artista plástico Carlos Farinha, cujo seu trabalho abrange desde a pintura, escultura e performance arte, tendo ganho inúmeros prémios nacionais e internacionais.
Destaco um momento onde tive o prazer de estar presente, cujo artista Carlos Farinha, em 2014 pintou durante três dias no Consulado Geral de Portugal em Macau um quadro que depois foi oferecido ao Cônsul Geral de Portugal em Macau na altura, agora Embaixador Vítor Sereno, cuja obra de arte está na Residência oficial do Cônsul Geral de Portugal em Macau.
A itinerância do projeto “Obras de Capa” teve o seu início no espaço do Instituto Camões I.P., onde todos os anos acolherá um novo artista, e que depois, irão percorrendo o mundo e as nossas comunidades espalhadas pelo mundo.
Neste momento irão voar até aos Açores, em julho irão voar até …..surpresa!
Obrigado, Terry Costa!

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search