Marta Neto

Emigrante no Brasil, regressou a Portugal em dezembro de 2022

Nascida nas planícies do Alentejo, Marta Neto, designer de moda, transportou para o seu trabalho criativo as influências islâmicas e as técnicas ancestrais (como a tecelagem) da sua terra natal.
A sua vida profissional esteve marcada por diversas trajetórias, salientando-se Londres (onde estudou Design de moda e trabalhou ao lado de nomes como, Alexander McQueen e Hussein Chalayan – experiências que geraram marcas no seu ADN estético); vários países da China à Índia, passando pela Turquia e Sri-Lanka (onde criou e coordenou projetos de moda e sourcing pela Zara); e a América Latina, mais precisamente no Brasil (onde as influências passadas e o Tropicalismo inerente à cultura brasileira se fundiram, e onde centralizou como pontos do seu trabalho, a influência da natureza e o conceito de “slow fashion”.

Ainda no Brasil, concebeu um escritório multidisciplinar de moda Idea.Fashion.Lab, focado na criação de produtos sustentáveis e inclusivos para marcas de moda. Este trabalho é feito em parceria com organizações de inclusão social como o Projeto Tecer para mulheres em situações de risco e grupos de indígenas Warao, refugiados venezuelanos no Brasil com o apoio da UNHCR-ACNUR (The UN Refugee Agency).

O desperdício é o novo design.
Olhar o futuro do têxtil revendo os erros do passado, utilizando essa aprendizagem como motor de mudança.
Em Portugal, em 2023, desenvolveu o seu posto de trabalho, no âmbito do “Beat by be@t”, projeto de desenvolvimento de têxtil sustentável, em parceria com Moda Lisboa e CITEVE. Designado de NOWASTE, este projeto conta com três pilares (Reciclar, Reutilizar e Repensar), e procura utilizar as aprendizagens dos erros passados como motor de mudança, repensando e reutilizando os desperdícios e transformando-os em peças de valor, a partir do processo de Upcycling.
Destaque também para a criação do posto de trabalho no Alentejo, apoiado pela MAREP – Medida de Apoio ao Regresso de Emigrantes a Portugal, apoio financeiro da responsabilidade do IEFP.

Programa Regressar

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search