Informação

Uma empresa para ter sucesso depende de vários elementos.
O elemento mais crucial é o seu fundador ou fundadores, as suas decisões têm um impacto determinante em todos os outros elementos sobre os quais a vida da empresa assenta.
É o fundador que define qual o capital que permitirá à empresa desenvolver a sua atividade, e qual a equipa de gestão ou administração que desenvolverá as atividades previstas no objeto social da empresa.
A equipa de gestão, tendo em conta, o mercado e clientes definidos como alvo, escolherá os trabalhadores, os fornecedores e os processos/tecnologia em que assentará a sua atividade.
Uns e outros precisarão, de uma forma vital, de informação que permita tomar as melhores decisões, conduzindo ao sucesso da empresa, nem que seja apenas para poder, no final de cada mês, honrar os seus compromissos junto dos seus trabalhadores e/ou comissionistas.
Todos conhecemos o ditado “O segredo é a alma do negócio”, por outras palavras, o acesso à informação, é vital para realizar bons negócios.
Quem conseguir obter informação de qualidade, completa, útil e precisa de todos os elementos, sobre os quais assenta a empresa, estará certamente, no caminho do sucesso. No entanto, se a informação não se obtém de forma atempada torna-se irrelevante, perdendo a sua mais-valia e tornando-se inútil.
O modo de acesso à informação, é uma preocupação a ter em conta, não é por acaso que uma famosa casa de bolos de Lisboa, não partilha a receita dos seus bolos.
Os contratos de confidencialidade, que permitem restringir o acesso à informação por pessoas indesejadas, no mundo atual, são sem dúvida imprescindíveis.

O acesso à informação e a gestão que cada empresa faz dela, origina um custo, que obriga cada empresa a uma análise constante do custo/benefício da informação.
Não é também, por acaso, que o estado português obriga todas empresas a dedicarem um número mínimas de horas de formação aos seus trabalhadores.
Voluntariamente ou não, a empresa possuiu sempre um sistema de informação, através da qual se procura obter informações, armazenando e enriquecendo-a, de modo a que esteja acessível àqueles que têm que tomar decisões ou desenvolver as suas atividades.
Os processos e a tecnologia sobre a qual assenta o sistema de informação são variados, mas na sua estrutura básica poderemos dizer que se assemelha ao sistema nervoso humano, em que o fluxo de informação deve ser constante entre as pessoas da organização, e entre estas e as que se encontram fora.
Possuir informação, aceder a informação não gera forçosamente conhecimento, e conhecimento não gera forçosamente boas decisões e inovação.
Não se deve pois, descurar a informação e o sistema de informações da sua empresa, pois, esta é vital para a sua própria sobrevivência.
O facto de a administração da KODAK ter desprezado a invenção da câmara fotográfica digital, por um dos seus engenheiros, ditou o seu fim, ao invés de lhes ter permitido dominar o futuro.
Tirar proveito das informações é uma arte, são elas que permitem identificar ameaças e oportunidades, permitindo a cada empresa destacar-se ou não das suas concorrentes.
Um dos elementos essenciais a um bom sistema de informação, é o Contabilista Certificado, que poderá ser uma mais-valia em todas as dimensões de um sistema de informação, e na ajuda na tomada de decisão por parte da administração da empresa.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search