Macedo de Cavaleiros

Uma visita à terra de grande honra

Esperamos que tenha despertado da melhor forma para esta segunda parte da viagem por Macedo de Cavaleiros.
Para que inicie o seu percurso com toda a energia e satisfação o ponto de partida é a Padaria Macedense. Não há nada como se deliciar com um pão fresco e quente com sabor transmontano, acabado de sair do forno, logo pela manhã cedo… Fundada em 1924, esta padaria é uma verdadeira preciosidade que tem sido passada de geração em geração. Se tem um gosto especial pelos doces tradicionais, este local revela-se uma vez mais como o perfeito para si! Não deixe de provar as deliciosas Rosquilhas de Macedo de Cavaleiros! E não se esqueça do seu lanche, ao passar por aqui, leve consigo doces típicos para uma tarde adoçada. A Padaria Macedence está aberta entre as 08h30 e as 20h00. Na edição passada já demos o destaque merecido à incrível natureza que o rodeia nestas terras. É nesse sentido que o convidamos a dirigir-se até ao Jardim 1º de maio. Durante vários anos, este espaço serviu como um local de encontro para as pessoas da terra que aqui vinham passear. Além disso, ocorreram neste jardim algumas festas, manifestações e receções a bispos, ministros e presidentes da República. A sua constituição inicial compunha-se de três grandes canteiros relvados, árvores e flores, e de outros canteiros de menor dimensão espalhados pelo topo norte, e junto à Câmara Municipal, aos correios e à casa do Dr. Armando Pires (atual novobanco). Encontrava-se também dotado de uma enorme superfície cimentada que era aproveitada para se realizarem os eventos já mencionados. Ao fundo, existiam uns degraus (correspondentes a um antigo açude de moinho) que forneciam acesso à Rua Almeida Pessanha, na qual funcionava uma Praça de Táxis e umas bombas de combustível. Incrível é, pensar-se em toda esta história que marcou o jardim, sentado agora num dos seus bancos, e contemplando doutra forma os canteiros floridos que se erguem diante de si…

Continue o seu trajeto até ao Museu de Arte Sacra. Instalado na Casa Falcão, um solar do século XVIII no centro da cidade, este museu sobressai pela sua constante renovação, no que respeita às suas exposições. Pode testemunhar aqui um espólio religioso vasto das Unidades Paroquiais e Paróquias do concelho, bem como de outras exposições com a temática da Arte Sacra, de âmbito mais expandido. O seu horário de funcionamento é das 09h00 às 17h00, sendo que às segundas-feiras está encerrado.
Aproveite para conhecer junto ao Museu de Arte Sacra, o Monumento aos Segadores, uma homenagem aos trabalhadores que iam para os campos segar, isto é, ceifar o trigo, com as foices. Da autoria do escultor Hélder de Carvalho surge então, um conjunto de 3 estátuas, em bronze: duas de homens e uma de mulher. Os trabalhadores (homens) estão a conversar, e a mulher, com um cabaz na cabeça, leva a merenda para a pausa do trabalho nos campos.
Falando em merenda, aposto que também já está com apetite! Temos duas propostas para si: a primeira é um piquenique no jardim que lhe falamos, caso tenha trazido alimentos pode ir diretamente para lá, senão pode facilmente comprar num supermercado, já que tem várias opções próximas; a segunda é um almoço no restaurante Dona Antónia (a cerca de 2 minutos de distância a pé do Monumento aos Segadores). Não querendo influenciar a sua decisão, falamos-lhe um pouco do restaurante. Considerado um dos melhores da região, este restaurante localiza-se numa casa centenária, a primeira pensão do município, conhecida por pensão Prazeres. A decoração rústica e envolvente do espaço realça as caraterísticas típicas de Macedo de Cavaleiros, garantindo-lhe tanto uma experiência única através do seu ambiente, como das iguarias servidas.

A casa Dona Antónia conta com acesso a pessoas com deficiência, estacionamento gratuito, ar condicionado, lareira e serviço de esplanada. A ementa é variada com ofertas diversificadas, mantendo, evidentemente, o foco nos sabores transmontanos, aos quais é praticamente impossível resistir! Pode vir saborear em qualquer dia da semana, entre as 12h00 e as 15h00, e as 19h00 e as 22h00.
A nossa próxima visita é bem doce… O Museu do Mel e da Apicultura foi o primeiro museu ligado ao mel e à apicultura em Portugal. Constituído por 2 vertentes (museu de antiguidades e museu vivo), aqui pode não só ficar a conhecer a história e evolução da área, como também fazer parte deste contacto com as abelhas. Aproveite ainda para levar consigo umas lembranças, ou se preferir, encomende de forma online. A MACMEL disponibiliza na sua loja todo o tipo de produtos, como cosméticos, manualidades, entre outros. O horário de funcionamento é das 09h00 às 12h30 e das 14h30 às 19h00, encontrando-se encerrada aos domingos.
E, como ainda não nos queremos despedir do verão, que tal dar uns mergulhos e passar o seu resto da tarde na água?! A Piscina Municipal de Macedo de Cavaleiros está dotada de piscina exterior e interior, por isso, independentemente do tempo colaborar ou não, pode sempre passar aqui umas boas horas a relaxar.


Preferia deixar as águas de lado e descobrir um último lugar mágico?! Então nesse caso, entre no carro, porque vamos até ao ex-líbris da terra transmontana: a aldeia de Podence. Referência internacional, com os seus icónicos e irreverentes caretos, esta é a nossa última paragem. Até porque o melhor fica para o fim! A Casa do Careto! Inaugurada em 2004, esta casa possui uma exposição permanente voltada para a tradição carnavalesca da aldeia associada aos Caretos; um salão multiusos para a execução de exposições temporárias, seminários, etc. e uma loja, com merchandising dos Caretos e até mesmo a possibilidade de ser Careto. Pode visitar entre as 10h00 e as 12h00, e entre as 14h30 e as 18h00. Não deixe de percorrer as ruas porque existe uma essência especial nesta aldeia, que nem palavras existem para a descrever…
Se quiser ficar para jantar, continue neste espírito e opte pela Tasquinha Regional, o Careto. Para pernoitar na aldeia, pode reservar uma casa de campo.
Terminamos assim esta viagem com a sensação que de facto esta é uma terra que o transforma num protagonista e lhe proporciona um contacto único com tudo aquilo que o rodeia. Que a honra de Macedo de Cavaleiros continue em si na hora da partida!

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search