Poesia – Vasco Graça Moura

a fava


espero que me calhe aquela fava
que é costume meter no bolo-rei:
quer dizer que o comi, que o partilhei
no natal com quem mais o partilhava

numa ordem das coisas cuja lei
de afectos e memória em nós se grava
nalgum lugar da alma e que destrava
tanta coisa sumida que, bem sei,

pela sua presença cristaliza
saudade e alegria em sons e brilhos,
sabores, cores, luzes, estribilhos…
e até por quem nos falta então se irisa

na mais pobre semente a intensa dança
de tempo adulto e tempo de criança.

Vasco Graça Moura

Vasco Navarro da Graça Moura (Porto, 3 de janeiro de 1942 – Lisboa, 27 de abril de 2014). Escritor, tradutor e político.

A sua obra literária, para além de poesia, compreende romances, crónicas e ensaios (género em que se destacam as suas incursões nos estudos camonianos). Afirmou-se também como um tradutor de renome, tendo vertido para português obras de clássicos como Racine, Molière, Corneille, Shakespeare, Petrarca e Dante e contemporâneos como Seamus Heaney, Hans Magnus Enzensberger ou Gottfried Benn. O seu trabalho foi distinguido com inúmeros prémios: o Prémio Pessoa, o Prémio Vergílio Ferreira, os prémios de Poesia do PEN Clube Português e da Associação Portuguesa de Escritores, o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, a Coroa de Ouro do Festival de Poesia de Struga, o Prémio Max Jacob de França (Poesia Estrangeira), o Prémio de Tradução do Ministério da Cultura de Itália, o Prémio Morgado de Mateus (conjunto da obra) e o Prémio Europa — Cátedra David Mourão-Ferreira da Universidade de Bari. Afirmou o autor que “a poesia é a minha forma verbal de estar no mundo”, pelo que não será de estranhar que, tematicamente, a sua obra poética aborde temas relacionados com a vivência humana, nomeadamente dos universos doméstico/familiar e artístico-literário.

Esta rubrica pretende dar a conhecer ao mundo o melhor da poesia por diversos autores lusófonos. Os poemas são selecionados por Gilda Pereira, uma fã incondicional de poesia.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search