A aldeia presépio

Nestes tempos difíceis que correm é impossível estar a fazer uma proposta de roteiro que se adeque ao panorama atual de guerra. Temos a consciência que propor cenários paradisíacos soa até a um certo “escape egoísta”, mas o nosso real intuito é o de apresentarmos o que de melhor existe no nosso país, num momento em que ainda mais devemos valorizar tudo aquilo que temos e a vida que levamos.

Onde se situa?

Escondida numa encosta da Serra do Açor, a aldeia de Piódão surge com uma beleza singular concedida pelo seu enquadramento natural e pela sua antiguidade. De facto, a Serra do Açor fornece um ambiente memorável, pelas suas destacáveis caraterísticas. Situada na Cordilheira Central, entre a Serra da Lousã e a Serra da Estrela abarca os concelhos da Pampilhosa da Serra e de Arganil, abrangendo uma área de 346 hectares. É aqui que encontramos a Paisagem Protegida da Serra do Açor e o Sítio de Importância Comunitária Complexo do Açor, compostos por quatro sítios: Fajão, S. Pedro do Açor, Mata da Margaraça e Cebola. Nesta Serra deparamo-nos com uma vasta flora, constituída inclusivamente por espécies raras e/ou endémicas como a Jurinea humilis, a Teucrium salviastrum e a Narcissus asturiensis; afloramentos quartzíticos de enorme valor paisagístico e geomorfológico; cursos de água límpidos e várias espécies de aves, anfíbios e répteis, como a Accipiter gentillis (vulgarmente chamado de açor), a Chioglossa lusitanica (comumente designada de salamandra-lusitânica) e a Lacerta schreiberi (usualmente identificada como lagarto-de-água). Destaque ainda para o ponto mais alto desta serra: o Cebola, a 1438 metros. Como com palavras é impossível descrever o insigne cenário que se contempla, a partir do Cebola, de toda a Serra e da natureza e pureza que a acompanham, deixamos à sua imaginação…

Roteiro pela aldeia de Piódão

Agora que já contemplou a ilustre Serra do Açor, está na hora de começar a explorar a aldeia de Piódão! Pegue no seu melhor calçado, porque o prazer desta experiência é o de percorrer a pé as ruelas sem rumo, para assim conhecer as histórias que aqui se ocultam. Com uma disposição em anfiteatro na sua composição e uma iluminação noturna distintiva, reúnem-se as condições perfeitas para a atribuição dada de “Aldeia Presépio”. Mas, o verdadeiro marco de individualidade é, inquestionavelmente, a predominância de construções em xisto, com as paredes, as coberturas e as lajes das habitações, todas neste material. À medida que atravessa cada uma das ruelas já deve ter constatado o azul que predomina nas janelas e nas portas. Quer tentar adivinhar o porquê de serem todas em azul? Na época, só existia uma loja que fornecia tinta, e como só tinha esta cor, e era difícil para as pessoas deslocarem-se até outros locais para comprarem (por causa do isolamento da aldeia), usou-se a mesma para todos. O certo é que hoje em dia é um pormenor fascinante que dá ainda mais personalidade a Piódão!


E, se estamos a falar de cores agora, a Igreja Matriz sobressai! Certamente que reparou imediatamente nela, por ser toda branca com detalhes em azul! Embora a sua construção remonte ao século XVII, nos finais do século XIX passou por uma reconstrução, devido ao seu péssimo estado de conservação. Por iniciativa e pelo projeto do Cónego Manuel Fernandes Nogueira, concebeu-se uma nova frontaria reforçada com quatro contrafortes cilíndricos com remate em coruchéus cónicos, construiu-se uma torre sineira e um coro alto. Não sabemos as explicações definitivas para esta concepção arquitetónica tão distinta das restantes na aldeia, ainda assim, presume-se que por causa do Cónego Manuel Nogueira ter tido um colega da paróquia de Mértola, nos seus tempos de seminário em Coimbra, o possa ter influenciado de alguma forma, já que são notórias as semelhanças entre a Igreja Matriz de Piódão e a Igreja Matriz de Mértola.
Para conhecer profundamente a aldeia, descobrir percursos pedestres e obter informações sobre as tradições, costumes e modo de vida da população tem que se dirigir até ao Núcleo Museológico de Piódão, que serve igualmente como Posto de Turismo. Além disso, pode comprar aqui artigos de artesanato, por isso aproveite para levar uma lembrança desta inesquecível terra!
Voltando ao realce das cores, vai reconhecer mais dois edifícios brancos, só que desta vez bem mais modestos e discretos que a Igreja Matriz. Tratam-se da Capela de São Pedro e da Capela das Almas. A Capela de São Pedro data possivelmente do século XVI por conter no seu interior uma escultura do orago S. Pedro, que dá nome à capela. A sua fachada é composta por uma porta em arco de volta perfeita, ladeada por dois postigos e encimada por uma pequena janela redonda. A Capela das Almas, fundada no século XVIII, foi intensamente remodelada no século XX, sendo impossível de deduzir que esta antigamente serviu como capela mortuária, tanto de Piódão como de algumas aldeias vizinhas. No seu interior encontrará um retábulo em madeira com pinturas singelas que procuram representar as Almas do Purgatório.


Junto à Capela de São Pedro pode também admirar a Fonte dos Algares, que passa despercebida para um grande número de visitantes! Foi em 1968 que se construiu este ímpar chafariz, escavado numa parede de xisto. Distingue-se assim o seu arco ogival, com uma imagem de Nossa Senhora ao centro, num pequeno altar, que integra uniformemente a paisagem de Piódão.
Para saborear os pratos típicos, recomendamos o Solar dos Pachecos, onde se pode deliciar com as fatias de bucho de porco, a chanfana de cabra, os queijos curados e frescos, entre muitos outros petiscos, num ambiente acolhedor, pensado exclusivamente para o seu conforto. Aqui servem pequeno-almoço, almoço, jantar e brunch. Aconselhamos ainda, a que aproveite para comprar antes de se ir embora, um dos divinais licores de frutos, que são um dos ex-libris desta região.
Caso decida pernoitar, propomos a Casa da Padaria, para usufruir da sua experiência rústica na totalidade, e, também, desvendar a história deste cómodo espaço. Se, por outro lado preferir um pouco mais de luxo com por exemplo, piscina interior aquecida, jacuzzi, sauna e ginásio, a escolha certa é definitivamente o INATEL Piódão Hotel, classificado com 4 estrelas.
Acrescentaríamos para terminar que as pessoas de Piódão são altamente atenciosas e simpáticas, por isso não faltam motivos para vir conhecer esta aldeia! Venha, não se vai arrepender!

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search