A cidade e a árvore

Parte IV

Diz a Cidade à Árvore: hoje vamos terminar esta história, depois de já teres percebido a tua importância no seio das Cidades, como eu.
A tua sombra e a regulação da temperatura para animais e pessoas são outros dois fatores muito importantes. Numa rua citadina onde não existem árvores a temperatura é mais elevada e pode levar a que seja muito difícil viver nessas ruas e passear por elas.
Mais ainda: tu, Árvore, podes ser mesmo um habitat de fauna urbana e não apenas representar um baloiço de galhos onde pousam de vezes em quando algumas aves. Quantas vezes ouves os pássaros a chilrear nos seus ninhos nas Árvores das Cidades? Se não existissem Árvores nas Cidades, essas aves tenderiam a desaparecer, desequilibrando os ecossistemas com pragas de animais prejudiciais à saúde dos humanos que vivem nas Cidades. As aves são predadoras de alguns animais que prejudicam a saúde pública nas Cidades.
Para finalizar, e uma vez que tanto se debate o tema das alterações climáticas, as Árvores também servem para fazer de barreira aos ventos que podem assolar com força e em algumas circunstâncias as cidades. Eles formam uma espécie de muro para nos proteger da fúria e estragos desses ventos fortes, que tanto medo nos provocam às vezes!
Viva a amizade entre a Árvore e a Cidade!

Parte I

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search