Abu Dhabi

Das pérolas ao petróleo

Os Emirados Árabes Unidos representam o destino de uma viagem ao coração do Médio Oriente. Esta nação cujas fronteiras são limitadas por Omã e Arábia Saudita, representa uma recém confederação árabe, composta por sete emirados, entre os quais o maior emirado cuja capital é a belíssima cidade de Abu Dhabi. A origem do nome “Abu Dhabi” advém do termo “pai do cervo”. Segundo registos históricos, a região seria habitada por tribos beduínas e um conjunto de cervos que se refugiavam na região que estarão alegadamente na origem do nome da cidade.
A posição estratégica dos Emirados Árabes entre o ocidente e oriente privilegiou deste sempre as trocas comerciais e durante anos este local foi ponto de paragem no período das descobertas. Apesar dos vestígios históricos datarem do neolítico 5000 a.C. apenas durante o Século XVI, Portugueses, Ingleses e Holandeses seguindo as rotas de Vasco Gama aportaram neste local. A tentativa de controlo desta região, visava permitir aos europeus o controlo da pirataria nos Golfos Pérsico e de Omã conferindo desta forma proteção à rota das especiarias. Todavia o resultado não terá sido o melhor, o controlo da região pelo império Otomano e consequente as ocupações de determinadas zonas por piratas resultaram em batalhas sangrenta e conseguinte instabilidade da região. Em 1820 os governantes locais assinaram o denominado acordo “Estados de Trégua” que visou conferir independência a cada emirado e proteção britânica contra eventuais ataques na região. Durante este período a indústria de pérolas prosperou, tornando-se a maior fonte de rendimentos da região até meados do Séc. XX. Seguiram-se períodos conturbados, nomeadamente a depressão económica pós Primeira Guerra Mundial e a concorrência desleal de pérolas provenientes do Japão. As restrições económicas experienciadas levaram os locais a procurar uma fonte de rendimento diferente, sendo que em 1930-1936 foram descobertas incríveis jazidas de petróleo e gás natural, restabelecendo assim a imponência económica da região até aos dias de hoje.

Atualmente a cidade Abu Dhabi detém 9% das reservas petrolíferas do mundo, transformando este emirado num local privilegiado no qual as maiores empresas do mundo pretendem estar presentes. A recessão e um passado pobre são adjetivos que não qualificam a região, o império do comercio das pérolas é literalmente história do passado. Estamos perante uma das cidades mais ricas do mundo.
Localizada na parte nordeste do Golfo Pérsico na Península Arábica a cidade está localizada numa ilha de areia ligada ao continente através de pontes. Habitada maioritariamente por estrangeiros e expatriados, esta cidade árabe destoa das suas congéneres. O clima desértico e ensolarado da cidade traduz-se em temperaturas bastante elevadas, sendo pouco recomendável visitar a cidade durante o período compreendido de junho a setembro. A chegada a Abu Dhabi é efetuada através do aeroporto Internacional localizado a 35km do centro da cidade. O Aeroporto Internacional de Abu Dhabi caracteriza-se por ser a sede da célebre companhia aérea Ethiad Arways e cujo nome advém da palavra «União» e que visa celebrar o passado histórico da região. Na viagem de ligação entre o aeroporto e centro da cidade, antevê aquilo que o visitante poderá esperar, nomeadamente múltiplos palácios, arquitetura moderna, uma paisagem repleta de gruas que indiciam construção intensiva. Partimos à descoberta da cidade e o nosso primeiro destino reside no maior ex-libris da cidade, a Mesquita Sheikh Zayed.

Mesquita Sheikh Zayed – Grande Mesquita
Edificada como último repouso do eterno presidente Sheikh Zayed, a mesquita de Zayed igualmente conhecida como a Grande Mesquita é sem sombra de qualquer dúvida uma das maiores mesquitas do mundo. Este local de culto islâmico caracteriza-se por permitir visitas de não muçulmanos, todavia sobre regras apertadas no que confere à indumentaria.
A grande mesquita sobressai dos demais edifícios graças aos seus imponentes quatro minaretes em mármore e com a cúpula em talha dourada. O exterior é estonteante rodeado por jardins devidamente cuidados repletos de água, um bem escasso nestas paragens. O interior da mesquita faz jus ao exterior, as salas amplas decoradas em tom dourado, os candeeiros de cristal talhado a ouro, tornam este local único. No interior podemos contemplar sob a forma de museu, artefactos ligados à história dos emirados e do mundo árabe. Este local é imperdível sendo o verdadeiro ex-libris da cidade, obrigatoriamente terá de fazer parte do roteiro de locais a visitar pois estamos perante uma verdadeira obra-prima de engenharia. Não se esqueça que o acesso a este monumento é gratuito e por isso limitado, sendo que deverá agendar previamente a visita online.

Circuito Yas Marina
Localizado na ilha artificial de Yas Island, o circuito Yas Marina é um dos circuitos mais famosos do mundo, sendo inclusive anualmente palco do Grande Prémio Formula 1 – Abu Dhabi. O circuito cuja pista se desenvolve por 5.5km foi contruído em 2009 é considerado o circuito mais moderno do mundo; destaco o hotel introduzido no meio do circuito e que permite aos visitantes uma vista privilegiada para a pista desde o quarto.
Nas imediações deste circuito podemos igualmente encontrar a Marina de Yas que dá nome ao circuito e no qual aportam os maiores iates do mundo no decorrer do evento da Fórmula 1. Este local icónico da cidade está aberto ao público todos dias e permite um conjunto de experiências para todas as carteiras. O visitante poderá recorrer às bicicletas gratuitas e pedalar no traçado principal do evento, ou pilotar um veículo de corrida.


Louvre Abu Dhabi
Este museu é o resultado da parceria estabelecida entre o governo local e o museu do Louvre de Paris. Localizado no distrito cultural da cidade encontra-se esta obra da arquitetura cujo destaque vai para sua cúpula circundada de água. A coleção permanente deste museu encontra-se organizada cronologicamente, retratando a história da Humanidade, desde a pré-história até à atualidade.
A construção deste museu terá demorado cerca de 10 anos e o custo superado os 500 milhões de euros e no seu interior o visitante poderá contemplar peças cedidas ao abrigo de protocolos entre os museus. Recomendo que visite após o pôr do sol visto que é de acesso gratuito, aproveite para observar os jardins circundantes com vista privilegiada para o monumento. Caso seja amante de atividades radicais é possível alugar caiaques e navegar pelo seu interior.

Parques Temáticos

Ferrari World
Localizado na ilha Yas este parque temático dedicado à famosa marca Ferrari, faz as delícias dos aficionados. Conta com bastantes atracões que procuram retratar a história desta marca assim como possibilitar ao visitante a vivencia de experiências similares à de pilotar um Ferrari. Apesar de não ser propriamente um local imperdível é sem sombra de dúvida um local que permite umas horas repletas de emoção.


Warner Bros World
Na ilha Yas podemos desfrutar de um dos melhores parques temáticos, repleto de diversões transportam as crianças para os melhores cenários dos desenhos animados. Os adultos poderão recordar verdadeiros ícones como Scooby-Doo, Tom & Jerry entre outros. Visite o parque Warner pela manhã, evitando assim a possibilidade de filas das atrações, caso viaje com crianças, acredite ficará difícil segurar o ímpeto dos mais novos.

Palácio Qasr Al Watan
Qasr Al Watan representa um dos mais importantes edifícios dos Emirados Árabes Unidos, construído para funcionar como palácio presidencial destaca-se pela sua ornamentação luxuosa. As visitas ao palácio Qasr Watan são permitidas desde 2019, sendo utilizado como residência oficial do Emir e para receber os principais líderes de Estados estrangeiros. Os visitantes poderão admirar os extensos jardins e o no interior as deslumbrantes salas devidamente ornamentadas. A fachada em granito branco com toques de dourado e os interiores repletos a cristal tornam este edifício numa verdadeiro local de ostentação.
O visitante poderá adquirir os ingressos no próprio dia sendo que o acesso ao palácio é feito através de autocarro interno. O Palácio Qasr Al Watan é sem sombra de dúvida um local icónico da cidade, completamente transformado para a organização de eventos e reuniões do mais alto nível. Aproveite os jardins para descansar e fotografar a cidade, a vista é realmente interessante e podemos observar os demais arranha-céus da cidade.


Excursão Deserto
A cidade de Abu Dhabi encontra-se inserida numa zona desértica, sendo que diversas excursões partem diariamente para acampamentos situados no Deserto. Nestas poderá realizar um conjunto vasto de atividades. Para os mais audazes a oferta turística é diversificada, nomeadamente existe a oportunidade de experimentar deslizar nas dunas usando uma «SandBoard», ou experimentar a travessia das dunas numa viatura 4×4.
A excursões ao deserto terminam num acampamento no qual os turistas são convidados a usar roupas árabes, assistir a um espetáculo musical enquanto se deliciam com as iguarias locais.
Abu Dhabi é um local idílico demonstrando ostentação, mas acredite poderá encontrar muito mais que luxo, encontrará sim um povo afável que trabalhou e trabalha na transformação deste lugar inóspito. A cidade tem encanto tanto de dia como de noite e aproveite para passear e observar a dinâmica local.
A cidade das Pérolas.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search