Mensagem do Presidente Philippe Fernandes

10 de junho

Em todos os 10 de junho festejamos o dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas, mas este dia concentra mais motivos de festejo e regozijo, já que é também o dia de Camões, dia da língua portuguesa, dia do Anjo de Portugal e das Forças Armadas.
Estes festejos acabam por ser vividos em todo o mundo, e este ano não muito longe do bairro de Queens de Nova Iorque, que assim se chama em homenagem à rainha portuguesa de Inglaterra Catarina de Bragança, pela primeira vez, a maior ponte de Nova Iorque será iluminada pelas cores da nossa bandeira.
Graças aos portugueses no estrangeiro e sobretudo aos lusodescendentes, esta data será festejada em todos os cinco continentes. No Canadá, em Toronto, já faz parte do calendário local, onde vivem mais de 200.000 lusodescendentes e Londres também se junta às festividades do 10 de junho.
Não refiro Olivença, pois é território nacional, mas a comunidade autónoma da Estremadura, também se junta a estas festividades, tendo recentemente reconhecido o Comendador Rui Nabeiro, como filho adotivo de Badajoz, embora em 2016, já o tivesse homenageado atribuído o seu nome a uma avenida na cidade Badajoz.
O Comendador Rui Nabeiro chegou também a ser cônsul regional honorário de Espanha.
Como é natural, no Brasil, onde está a maior quantidade de lusodescendentes, este dia é comemorado por todo o lado mas na verdade, na maioria dos países do mundo, facilmente encontraremos festividades alusivas a este dia.

Estão todos portanto a comemorar este dia onde quer que estejam!
Em 2024, muitos portugueses vão poder também viver um momento significativo, colado ao dia 10 de junho, as eleições europeias. Para facilitar a vivência destas festividades do 10 de junho e da democracia europeia, o Governo vai experimentar um novo sistema de voto em mobilidade tanto em território nacional como no estrangeiro para qualquer cidadão nacional, mesmo os que estão internados ou detidos ou que se encontrem temporariamente deslocados.
Para se poder viver plenamente estas datas, uma semana antes poder-se-á votar, bastando para isso usar o site www.votoantecipado.mai.gov.pt.
Para o próprio dia de voto prevê-se o aumento do número de mesas de voto, mas ainda não será desta que teremos o voto eletrónico, mas teremos cadernos eleitorais desmaterializados.
Muitas vezes menosprezamos estas eleições, mas as decisões dos órgãos europeus têm um impacto significativo em Portugal e nas suas instituições, como vimos recentemente com o impacto europeu sobre as várias Ordens Profissionais e na tentativa de as tornar numa recordação do passado. Apesar de algumas delas terem sido o culminar de séculos de história portuguesa e serem repositórios da defesa do interesse público, as Ordens fazem parte da essência de e da vida de Portugal.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search