Obra de Capa

Título: Adeus Moçambique
Dimensões: 49 x 33
Técnica: Acrílico sobre tela
Artista Plástico: João Timane

João Timane

Adeus Moçambique

Cores de África

Vejo neste quadro traços cheios de muitas cores. E através dessas cores vislumbro um mundo que me acena. Sorrio. Esse é o meu mundo, cheio de cores que amiúde pintam a realidade de Moçambique. Os meus pensamentos deixam de ser, de repente, tristes.

Olho para as cores desta pintura que está colocada à minha frente e sinto que estou vendo as cores das capulanas vistosas das mulheres de Nampula e Cabo Delgado. Intervejo as cores das mulalas que decoram os lábios das mulheres do sul do meu pais. Por detrás das imagens implantadas neste quadro, vejo o sol, redondo, vermelho. É debaixo do sol que o milho floresce. Que os homens saem à rua para festejar a vida. Que as nossas paisagens ganham todo o seu esplendor. É por detrás deste sol redondo e vermelho que recordo as belíssimas palavras do poeta Álvaro Taruma dizendo “Dê-me a tua mão e sorria porque hoje o sol nasceu sorrindo, suas ramagens fulgentes, seus raios febris, sua lingua amarela; tudo isso diz luz, ponto a ponto, para alumiar o nosso encontro”. Ê debaixo do sol que a pintura do artista João Timane ganha o seu explendor e se consolida.

Marcelo Panguana


Marcelo Panguana

Nasceu na cidade de Lourenço Marques. Cronista, poeta, autor de contos reconhecido internacionalmente. Nas estantes das livrarias pode-se encontrar diversas publicações da sua autoria: coletâneas de contos, romances, um livro de entrevistas, uma história de literatura infantil e uma recolha de contos tradicionais. Recebeu em 2005 o Prémio Rui de Noronha concedido pelo FUNDAC. Foi-lhe atribuído em 2011 uma menção honrosa no Grande Prémio SONANGOL de Literatura. 



Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search