Portugal chama Por si. Por todos.
A prevenção começa em si
Como sabe, em Portugal os riscos dendrocaustológicos (incêndios florestais) têm uma particular incidência.
Infelizmente nos últimos anos assistimos a casos em que os incêndios provocaram danos irreversíveis e com enorme gravidade. Nesse sentido, a sua atuação é fundamental. Cada um de nós pode contribuir para a prevenção desta problemática recorrendo a uma gestão eficiente do espaço envolvente às edificações, através da designada “gestão de combustíveis”. Nunca ouviu esta expressão? A gestão de combustíveis consiste na limpeza de algumas áreas de forma a evitar a propagação do fogo no sentido vertical e horizontal, através da diminuição do material vegetal e lenhoso. À parte de propiciar essa segurança para si e para o próximo, também contribui para a proteção da floresta.
No caso de um incêndio de grandes dimensões, diminui a necessidade de concentração de meios de combate nas zonas habitacionais, libertando mais elementos disponíveis para o combate na defesa da floresta e para além disso a gestão de combustível ao longo das estradas cria melhores condições para evitar a progressão do fogo.
Quem tem uma casa no campo ou na floresta está mais vulnerável aos incêndios pela proximidade de vegetação.
Gerir o combustível à volta das edificações é a melhor forma de prevenir que um incêndio o atinja a si e aos seus bens.
Onde fazer a gestão de combustíveis?
É obrigatório proceder à gestão de combustíveis numa faixa mínima de 10 metros (territórios agrícolas) ou de 50 metros (territórios florestais) à volta das edificações. Esta faixa é medida a partir da alvenaria exterior da edificação.
No caso dos aglomerados populacionais (10 ou mais casas) esta faixa de proteção estende-se até aos 100 metros.
Estas faixas são objeto de definição espacial nos Programas Sub-Regionais, podendo, em casos devidamente justificados, e em função da perigosidade e do risco de incêndio rural, ser adotadas faixas de largura até 50% superior ou inferior à estabelecida.
Caso não proceda à limpeza devida do seu espaço, podem ser-lhe aplicadas coimas que podem chegar até aos 5000 euros para pessoas singulares e até 25000 para pessoas coletivas.
Por isso não deixe de se informar junta da sua Câmara Municipal ou Junta de Freguesia. Além disso, pode consultar a página: portugalchama.pt ou ainda, contactar o 808 200 520 / 211 389 320.
Faça a sua parte!
A prevenção começa em si.