A Missa dominical e as Reuniões mensais da AILD!
Para muita gente ir à missa ao domingo faz parte das rotinas semanais, aquele compromisso que não se pode falhar, a não ser por motivos de força maior. As reuniões mensais da AILD também assim é, não podemos falhar! Atrevo-me até a dizer, “não gostamos de falhar/faltar”.
Todo o início do mês a AILD reúne ordinariamente com os seus membros, estando durante cerca de 2 a 3 horas em contacto direto com o mundo, pois, estão presentes membros de Portugal, do Brasil, da França, de Macau, de Cabo Verde, da Alemanha, da Suíça, do Reino Unido, da Austrália, dos EUA, entre outros.
Consideramos que as reuniões são muito importantes para a comunicação e o relacionamento interpessoal dentro das organizações. É nelas que se tem a oportunidade de estudar melhor os assuntos de interesse comum, de partilha de conhecimento dos projetos e atividades, onde cada um traz o seu ponto de vista, as suas ideias, as suas opiniões, numa saudável partilha e no alcance das melhores soluções. As reuniões devem sem dúvida fazer parte da dinâmica das organizações, visando o bom desempenho de toda equipa em prol das melhores soluções para o alcance dos objetivos comuns.
As reuniões contribuem para o sucesso da organização, permitindo definir metas; criar sinergia na equipa; manter todos informados em torno das decisões; criar estratégias e ainda a oportunidade regular de um contacto entre todos, tendo em conta a barreira da distância física. Já tivemos reuniões em que a ordem de trabalhos era praticamente livre, sem um foco objetivo, ou melhor, o foco era a partilha, onde cada membro tem oportunidade de partilhar as suas experiências locais, os seus sentimentos e a satisfação de integrar a AILD.
E é precisamente nestas partilhas que muitas vezes surgem novas ideias e ideias inovadoras, há revelação de talentos, promove-se a integração da equipa e se impulsiona a AILD.
As reuniões da AILD permitem ainda a oportunidade de comunicações oficiais, a definição de estratégias e planos de trabalho, assim bem, como a oportunidade de trabalhar os projetos específicos das diferentes delegações da AILD.
Em função do número alargado de presenças nestas reuniões ordinárias mensais da AILD, é possível estreitar relações e ainda a partilha do trabalho que cada um faz individualmente em termos profissionais e que tem em muitas situações permitido situações de interajuda entre membros, provocando uma enorme satisfação no seio do grupo.
Estas reuniões mensais permitem ainda avaliar resultados entre as várias ações e projetos que vão ocorrendo, fazendo balanços e ajustes de metas, programação das ações seguintes, mas também, servindo para motivar e estimular a participação.
O importante é que todos ou a maioria consiga agregar algo de positivo daqueles momentos em que estamos reunidos, muitas vezes, consoante o país em que a pessoa se encontra, a horas menos próprias.
Uma inconfidência da última reunião…. foi partilhado que o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas irá receber uma comitiva da AILD, tendo esta audiência sido preparada no contexto desta reunião, onde todos puderam contribuir e participar ativamente, ficando patente grandes expetativas. Desta audiência daremos nota na próxima edição.