Editorial outubro

Caros Leitores

Cristina Troufa não para de nos surpreender, “Desapego”, magnificente! Iniciamos este outono com um admirável texto do Pedro Almeida Maia – já aqui ao lado – não perca a leitura. Falamos de pontes, de lusodescendentes e de gestão de pessoas. O Embaixador de Portugal em França, José Augusto Duarte, é o grande entrevistado deste mês, e de leitura obrigatória.
Deixamos um novo apelo à revisão da lei eleitoral para os portugueses residentes no estrangeiro, feito pelo Conselheiro António Oliveira e enaltecemos a poesia de Calane da Silva, vencedor do Prémio José Craveirinha, o maior galardão literário moçambicano. Trazemos o depoimento de Fátima Lourenço da Silva que desempenhou diversos cargos no Ministério da Educação de Angola. Músico, produtor e compositor português, Norberto Gonçalves da Cruz é dos nomes maiores e referência nos bandolinistas de maior prestígio internacional.

O Conselho da Diáspora Portuguesa apresenta uma nova iniciativa. Não se esqueça de espreitar. “Com a casa às costas” é um impressionante artigo que nos leva pelas deslocações em massa de todos aqueles que foram obrigados a abandonar as suas casas, da autoria do Vítor Afonso. Para ler e partilhar, sem dúvida.
Seguimos com as dicas de bem-estar para os mais novos e meditamos pela escrita única do António Manuel Monteiro no outono e em “alguns recitais cinegéticos”. Teatro e saúde mental, uma combinação que já vem do século XVIII. A descobrir!
Revelamos o futuro próximo da Fundação AEP e da Rede Global da Diáspora e com muito orgulho apresentamos Helena Corrêa de Barros, pela mão do Arquivo Municipal de Lisboa. Passados 12 anos a Cristina e o Luís decidiram regressar a Portugal, e afinal beijinho grande é erro de português? Fechamos com o teletrabalho que já nos parece tão distante, felizmente!
Marcamos novo encontro para novembro.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search