Portugal aqui tão perto….
Hoje em dia a internet permite aos expatriados portugueses estarem mais próximos do que nunca do seu país.
O Estado Português, as Autoridades Tributárias portuguesas (AT) também fazem questão de estar mais perto dos seus contribuintes, quer eles sejam residentes ou não residentes.
Para tal a AT tem vindo a disponibilizar vários modos de acesso à sua interface de ligação aos contribuintes, que é o Portal das Finanças.
Outra possibilidade consiste em ativar a VIA CTT, que na verdade é uma caixa postal eletrónica, onde poderá receber a sua correspondência escrita, as habituais cartas e notificações da AT, sem receio de perder alguma carta, registada ou não. Tudo isto à distância de um clique ou dois….
O Sistema Bancário português, no mesmo sentido, também assegura um modo específico para o pagamento de impostos, através de qualquer homebanking de um banco, desde que com presença no sistema bancário português.
ara quem não usa bancos com presença no sistema bancário português, existe também uma outra solução, uma forma de se poder pagar impostos, cujo modus operanti se encontra descrito no já referido Portal das Finanças.
Outra possibilidade de pagamento que o Estado oferece ao expatriado, é a ativação do débito direto, que assegura o pagamento de impostos dentro do prazo com toda a tranquilidade, mas o último grito é o pagamento dos impostos através de uma nova aplicação móvel “Situação Fiscal – Pagamentos”.
Apesar do nome da aplicação, esta não facilita somente o pagamento de impostos e o estado de situação do mesmo, mas também a consulta de reembolsos, processos em execução fiscal, os dados pessoais cadastrais e o acesso ao próprio Portal das Finanças. O modo de acesso a estas aplicações é o mesmo que o modo de acesso do Portal das Finanças.
Portanto por mais longe que estejamos do nosso pais, o Estado através da AT tudo faz para estar cada vez mais próximas de nós.
Na dúvida mais vale recorrer a um contabilista certificado.