Editorial setembro
Caros Leitores
Cada mês que passa fico sem palavras para descrever Sónia Aniceto. Cada obra uma surpresa, um novo sentimento, um cordão umbilical que nunca será cortado. Deslumbre-se.
A AILD está duplamente de parabéns. Primeiro porque realizou uma ação que inexplicavelmente nunca ninguém a tinha feito e sem dúvida não só fazia sentido fazê-la, como tem um significado muito importante para quem parte do país que ama. Segundo porque uma vez mais a AILD dá um passo em frente e mostra ao mundo associativo a importância de trabalhar em parceria e que esta só traz benefícios. O abraço em conjunto dado pela AILD e pela IOTA (Rádio Arc en Ciel) na ação “Obrigado e Boa Viagem” na fronteira de Vilar Formoso aos emigrantes foi não só emotivo como temos a certeza gratificante para quem o recebeu. Eu infelizmente não pude estar presente, mas em 2023 tudo farei para me juntar a uma ação de emoções e afetos. Ismaël Sequeira, diretor cultural da AILD é o associado do mês. Fala-nos dos seus projetos, o que o motivou a juntar-se à associação e fala ainda do projeto expositivo “Obras de Capa”. A grande entrevista deste mês é com o Professor Luís Cabral, docente na New York University. No ranking dos economistas portugueses é considerado o número 1. A não perder! Porque deixou de ser tema de abertura dos telejornais, relembramos o Brexit e o facto de Portugal continuar a ser um destino para muitos cidadãos britânicos. O Presidente do Conselho das Comunidades Portuguesas, Flávio Martins retrata as últimas ações promovidas pelo CCP.
Michel William é o artista em destaque nesta edição de setembro. Se tiver pelo Pico, (ou se não tiver e puder ir) aproveite e vá ao Cordas World Music Festival, onde pode ouvir entre outros artistas o Michel William. Já ouviu falar das “Pedras da Fome”? Vítor Afonso diz-lhe o que são e como estão a aparecer cada vez mais por toda a Europa. No espaço dedicado à poesia, fazemos a nossa humilde homenagem a Ana Luísa Amaral que infelizmente nos deixou mais pobres e tristes sem a sua talentosa escrita. Sílvia Faria de Bastos, vem pedir-nos para que sejam “libertadas as crianças” da dependência dos adultos. Eu pessoalmente que tenho filhos confesso que me levou a refletir e a repensar certamente para futuro muitos dos meus atos. Não perca a leitura! É pela lente de Jens Hackradt que percorremos a arte da fotografia. Viaje no seu deslumbrante mundo do preto e branco. Cá dentro vamos convidar os nossos leitores para as vindimas e na viagem lá fora a visitarem a “ilha de Saramago”. O Professor Marco Neves, ensina-nos “como não ser bestas na Internet” e a contar até dez antes de comentar seja o que for. Conhece as alterações da carta de condução estrangeira em Portugal? Rogério Fernandes Ferreira & Associados explica-lhe tudo. A “Incerteza” é um dos maiores problemas que os empreendedores podem enfrentar, mas também pode ser um momento de oportunidade. Philippe Fernandes exemplifica.
Desejamos um bom regresso ao trabalho a todos os nossos leitores.
Votos de boas leituras.