Gratidão…!!!
No passado dia 21 de Setembro comemorou-se o Dia Mundial da Gratidão, cujo verbo associado a esta comemoração é precisamente “agradecer”. Foi precisamente o que a AILD fez no final de agosto ao realizar a ação “Obrigado, Boa Viagem”, num gesto de agradecimento e reconhecimento aos emigrantes e lusodescendentes que visitaram Portugal durante este período de verão e de férias, pelo importante contributo que deram às dinâmicas económica e social dos diversos territórios do país, em especial nos territórios de baixa densidade. Esta presença dos emigrantes é efetivamente muito especial e importante para Portugal, para os territórios e para as pessoas, não só na perspetiva económica, mas sobretudo, pelo Portugal de afetos que somos, ainda com maior expressão depois de dois anos de pandemia.
Mas agradecer também ao Município de Almeida e à Rádio Arc en Ciel, pela excelente parceria que criaram com a AILD na realização desta importante ação de despedida aos emigrantes, ao qual também agradecemos de forma generalizada a todos quantos tornaram possível e contribuíram para esta ação, onde se destaca o jornal Público, Lusojornal, RDPi, empresa Saborosa, colaboradores dos três parceiros, e muitos outros.
Mas queremos também agradecer a todos os nossos colaboradores da AILD que mesmo em tempo de férias estiveram sempre disponíveis para colaborar e manter ativas as funções e responsabilidades de cada um.
Um agradecimento também muito especial ao Conselho das Comunidades Portuguesas, na pessoa do seu Presidente do Conselho permanente, Dr. Flávio Martins, pela parceria que temos vindo a estabelecer na luta pelos mesmos objetivos, a defesa dos interesses das Comunidades Portuguesas espalhadas pelo mundo.
O Instituto Camões, IP, tem também sido um parceiro fundamental que queremos expressamente agradecer, pelo apoio logístico e pelas portas que nos têm sido abertas na implementação de algumas das nossas ações, como é disso exemplo, o nosso projeto itinerante “Obras de Capa”.
Um agradecimento especial ao Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e ao Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, por nos terem recebido, valorizando o nosso trabalho e manifestando uma expressa vontade de connosco colaborarem, cujo denominador comum é claramente Portugal e as Comunidades Portuguesas.
E como o nosso campo de ação e intervenção é cada vez mais vasto, também as universidades têm sido nossos parceiros, como é o caso da Universidade Nova de Lisboa, numa ação já realizada, e o ISCTE, num evento que está neste momento em fase de preparação, e portanto, o nosso agradecimento a ambas as estruturas e através delas todos os investigadores e pensadores que ativamente têm estado a participar connosco.
Um expresso obrigado às nossas delegações da AILD no estrangeiro, a todos os nossos colaboradores da AILD, com um especial destaque para os que residem fora de Portugal, que mensalmente marcam presença em reuniões de trabalho muito participadas e por todo o fantástico trabalho que estão a realizar.
Mas o nosso agradecimento é muito mais vasto, e portanto, através de todos estes agradecimentos, queremos agradecer a todos quantos têm tornado possível o caminho que a AILD tem trilhado e a “auto-estrada” de ideias, projetos e desafios para o presente e o futuro, em prol das Comunidades Lusófonas.
E termino este momento de agradecimento, citando Augusto Branco: “Agradecer o bem que recebemos é retribuir um pouco do bem que nos foi feito”, com a certeza que a AILD todos os dias se sente grata por todos os que connosco partilham esta caminhada.