A hipnose

e as formas de lidar com os transtornos de ansiedade e ataques de pânico


A ansiedade é caracterizada por um conjunto transtornos mentais constituídos por sentimentos significativos e incontroláveis que causam stress e medo, de modo que as funções sociais, ocupacionais e pessoais são bastante prejudicadas. A ansiedade é uma preocupação com eventos futuros, é um não estar a viver o momento.
A ansiedade ocasional é normal (ex: ter de fazer uma apresentação em publico, é normal sentir ansiedade). Mas o transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é caracterizado pela ansiedade excessiva e preocupação exagerada com os eventos da vida cotidiana sem motivos aparentes.

Pessoas com sintomas de transtorno de ansiedade generalizada tendem sempre a esperar um desastre e estão sempre extremamente preocupadas com saúde, dinheiro, família, trabalho ou escola.

A ansiedade excessiva pode fazer com que haja uma estratégia de evitamento (evitar o trabalho, a escola, as reuniões familiares e outras situações).
Tipos de transtornos de ansiedade

O transtorno de ansiedade para ser identificado é necessário apresentar três ou mais sintomas da lista abaixo:

  • Preocupações e medos excessivos; Visão irreal de problemas; Inquietação ou sensação de estar sempre “nervoso”; Irritabilidade; Tensão muscular; Dores de cabeça; Sudorese; Dificuldade em manter a concentração; Náuseas ou ardor no estômago; Necessidade de ir à casa de banho com frequência; Fadiga e sensação de cansaço constante; Dificuldade em dormir ou manter-se acordado; Surgimento de tremores e espasmos; Ficar facilmente assustado.


Existem vários tipos de transtornos de ansiedade:

  • Ataque de pânico. Surge de um medo repentino e intenso que provoca um ataque de pânico. Durante um ataque de pânico, existem vários sintomas que podem surgir começar a suar, a ter dor no peito e o batimento cardíaco acelerado (palpitações). Às vezes, pode surgir a sensação de começar a sufocar ou mesmo de estar a ter um ataque cardíaco.
  • Transtorno de ansiedade social. Também chamada de fobia social, quando ocorre uma preocupação avassaladora e uma autoconsciência sobre as situações sociais quotidianas. Preocupação intensa, sendo mesmo obsessiva, com o que os outros pensam/julgam acerca da pessoa ou mesmo a possibilidade de ser envergonhado ou ridicularizado.
  • Nas fobias específicas. Irá ocorrer um medo intenso de um objeto ou situação específica, como alturas ou voar. O medo vai além do que é apropriado e pode fazer com que haja uma estratégia de evitamento de situações comuns.
    Formas da hipnose lidar com a ansiedade ou ataques de pânico
    Através da hipnose poder-se-á colocar o paciente em contacto com os elementos que causam ansiedade, mas de uma forma controlada, pois o paciente não necessita de se deslocar para a situação “real” que lhe possa causar ansiedade. O que é feito em conjunto com o paciente e com a sua imaginação, é através da indução hipnótica fazer com que tenha acesso ao seu inconsciente onde todas as situações que provocaram ansiedade anteriormente estão gravadas, com isso vamos poder transportar o individuo para as emoções, imagens e pensamentos que ele têm associados á ansiedade. Dessensibilizando-o dos estímulos que lhe causam stress. Estando o paciente sempre em controlo da situação, pois basta abrir os seus olhos e está de volta á segurança do consultório.

Ferramentas para diminuir a ansiedade

  • Começar por ter um diário, o seu amigo invisível, para a libertação da mente de todos os pensamentos, emoções, tensões…
  • Concentrar-se na respiração todos os dias 1 a 2 minutos. Simplesmente encontrar um lugar onde possa estar calmamente a relaxar na posição que lhe trouxer maior conforto. Começar por inspirar profundamente (colocando a língua no céu da boca) contar até 3 e depois expirar libertando tudo o que possa estar a mais dentro de si, poderá imaginar um fumo negro que o liberta de todos os sentimentos, emoções, pensamentos, fazendo com que se sinta mais leve.
  • Criar uma lista de tudo o que têm para fazer durante o seu próximo dia, preferencialmente à noite. Esta lista deverá ter todas as tarefas, desde as que são feitas em casa até aquelas que são desenvolvidas no trabalho. Depois de fazer cada uma das tarefas deve risca-las para dar ao seu cérebro o prémio por ter acabado cada tarefa.
    Estas listas têm como propósito libertar o seu cérebro do que está por fazer, diminuindo assim o consumo de energia cerebral em cada decisão que toma, tornando mais eficaz o seu dia a dia. Vivendo o momento.
  • Pensar em 3 coisas do seu dia que foram positivas, de modo a mudar o foco do seu cérebro para o lado positivo. Que podem ser desde as coisas mais simples como ter acordado de manhã com vontade de começar o dia cheio de energia, ter água na torneira, um sorrido especial do seu filho, o ter alcançado um objectivo…
  • Caminhar todos os dias cerca de 30 minutos, como uma forma de ativar a ligação entre o corpo e mente.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search