AILD: Celebrar a Língua e as Raízes entre Portugal e o Mundo

Na rubrica “Aconteceu” deste mês, olhamos para trás com o sentimento de missão cumprida. A Associação Internacional dos Lusodescendentes (AILD) continua a traçar um caminho de proximidade e valorização da nossa identidade, provando que ser português e lusófono é um sentimento que não conhece fronteiras, mas sim laços de língua e cultura.

Obras de Capa: Arte e Literatura em Vigo

No passado dia 11 de dezembro, o Camões – Centro Cultural Português em Vigo acolheu a inauguração da exposição “Obras de Capa”. Este projeto, com curadoria de Eduarda Oliveira e editado pela AILD na nossa Descendências Magazine, ganhou vida própria numa exposição itinerante que reúne a pintura autorreflexiva de Cristina Troufa e a narrativa magistral de Pedro Almeida Maia.

É um orgulho ver como o trabalho desenvolvido nas páginas da nossa revista se transforma num diálogo cultural que percorre as comunidades lusófonas. A exposição, que funde 12 pinturas e 12 textos publicados ao longo de 2024, estará patente em Vigo até 18 de fevereiro de 2026. É a prova de que a nossa diáspora é, também, um polo de vanguarda artística.

LITERANTO: A Magia do Natal na Biblioteca Gulbenkian em Paris

No passado sábado, 13 de dezembro, a Bibliothèque Gulbenkian, em Paris, vestiu-se de festa para acolher o encerramento do ciclo de encontros do projeto LITERANTO. Num ambiente onde a “Hora do Conto” e as oficinas criativas em Português foram protagonistas, a dinamizadora Sara Nogueira transportou os mais pequenos para um universo de sonhos.

Foi um momento único de promoção da “língua portuguesa”, onde as nossas crianças puderam viver a magia do Natal em português, reforçando que o futuro da nossa cultura começa no brilho do olhar destas novas gerações.

IV Concurso Literário: Moçambique no Coração da Escrita

A AILD, em parceria com a Leya, concluiu com sucesso a IV edição do concurso “As minhas férias em…”, que este ano teve como destino Moçambique. Cerca de 150 jovens autores propuseram-nos uma viagem fascinante pelo Zambeze e pela Gorongosa, provando que a língua portuguesa tem um futuro vibrante e multicultural.

Os trabalhos apresentados impressionaram o júri pela sua profundidade: desde a denúncia das desigualdades sociais e discriminação racial, até à preocupação com os ecossistemas e a memória histórica. Esta geração de lusodescendentes é o verdadeiro garante da nossa língua comum.

Os Nossos Vencedores: É com enorme orgulho que felicitamos as grandes vencedoras de 2025:

Categoria Infantojuvenil: Constança Tomé Duarte Leal da Silva, com “As minhas férias em Moçambique”.

Categoria Juvenil: Madalena Lopes Morgado, com “A canção de Yolanda”.

Saudamos igualmente os distinguidos com Menções Honrosas: Alicia Malta Lourenço, Chalur Viana Langa, June Dubois, Ayline Seixas, Mariana Santos Ferreira e Antonella Barbosa.

A cerimónia oficial de entrega de prémios terá lugar no sábado, 17 de janeiro de 2026, na Casa de Portugal da Cidade Universitária em Paris. Será nesse momento que revelaremos o destino da V edição: Ásia, África, Oceânia ou Europa? Estão todos convidados! Uma palavra ainda de agradecimento ao júri do concurso, na pessoa do Nuno Gomes Garcia, na qualidade de presidente do júri.

Ao encerrarmos este ano, o meu pensamento dirige-se a todos os portugueses, esperando que tenham tido um Santo Natal, rodeados pelo calor da família.

Uma referência muito especial às nossas comunidades que, mesmo longe de Portugal, mantêm vivas as nossas tradições, desde o bacalhau à mesa até à partilha do afeto que tanto nos caracteriza. É esta ligação inquebrável que faz de nós uma nação global.

A AILD deseja a todos um Próspero Ano Novo. Que 2026 seja um ano de união e de orgulho contínuo nas nossas raízes.

Contem com a AILD. Estamos juntos, em qualquer parte do mundo.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search