Editorial maio
Caros Leitores
Girouette é uma magnífica obra de arte que Sónia Aniceto nos presenteia, ornamentada pela sonata de palavras de Joaquim Tenreira Martins. De mãos dadas com as autarquias e de braços abertos está a AILD, uma associação cada vez maior e mais dispersa no mundo. Prova disso mesmo é a Presidente do Conselho Cultural AILD/Reino Unido, Gabriela Ruivo que reside em Londres e que está em destaque nos associados deste mês.
O Observatório da Emigração iniciou a sua atividade em 2009. Em 13 anos, já investigou, documentou e publicou centenas de informações especializadas relativas a portugueses no estrangeiro, à emigração portuguesa e às comunidades portuguesas. Estivemos à conversa com Rui Pena Pires, professor e investigador, e Inês Vidigal, assistente de investigação. Uma grande entrevista que não pode perder. Sérgio Tavares (Conselheiro do CCP) alerta para necessidade das Comunidades Portuguesas terem uma representação equitativa no parlamento. A Gazeta Lusófona um jornal fundado há 23 anos, tem um novo diretor, Adélio Amaro – que nos fala do passado, presente e futuro deste fundamental órgão de comunicação da Suíça.
Terry Costa apresenta-nos Joaquim Magalhães de Castro, um jornalista investigador da História da Expansão Portuguesa, que recentemente estreou o seu mais recente documentário “No Reino do Dragão” na RTP2. A importância das CER – comunidades de energia renovável para a descarbonização que visam um maior envolvimento dos cidadãos no combate às alterações climáticas, são explicadas e enquadradas por Vítor Afonso. Junte-se à comunidade. No mês em que se comemora o Dia Mundial da Língua Portuguesa lembramos a “mãe dos poetas moçambicanos” Noémia de Sousa. As barreiras criadas pelo uso de máscara na equitação psicoeducacional, são explicadas por Sofia Magalhães, Psicóloga e Coordenadora no Projeto Autismo-EPE. Pela criativa lente de Tiago Ribeiro presenteamos os nossos olhos com este momento fotográfico. Cá dentro fomos descobrir a “quase” desconhecida Vila Flor, e lá fora uma cidade que procura virar a página, Berlim. Marco Neves revela-nos dez palavras portuguesas de origem catalã. Rogério Fernandes Ferreira destaca o que de mais importante em matéria fiscal nos trás este novo Orçamento de Estado. Philippe Fernandes apresenta caminhos possíveis para os empreendedores que tem necessidade de financiar os seus projetos. Só bons motivos de leitura. Até Junho.