Mensagem do Presidente Philippe Fernandes

8 de março

Este mês, no dia 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Não posso deixar de festejar também, muitas das suas conquistas, lutas e sobretudo o papel que elas desempenharam e que ainda desempenham na história da emigração portuguesa, sendo uma narrativa rica em coragem, sacrifício e resiliência.
Umas ficaram sozinhas em Portugal com os seus filhos, outras aventuraram-se para o estrangeiro, longe das suas famílias e amigos, sobrecarregadas muitas vezes com múltiplas responsabilidades, procurando equilibrar o trabalho remunerado com as responsabilidades domésticas e familiares. Em muitos casos, foram elas a âncora desta nova experiência, demonstrando uma força e determinação admiráveis.
Seja nos Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, ou em qualquer outro país, as melhores portuguesas construíram uma reputação marcante nessas sociedades, sendo desejadas no mercado de trabalho, contribuindo positivamente para o desenvolvimento económico, social e cultural dessas nações.

Os seus talentos e habilidades foram fundamentais para construir pontes entre culturas e promover a diversidade e o conhecimento de Portugal e das suas riquezas.
Elas também desempenham um papel fundamental na manutenção das tradições culturais e na preservação da identidade portuguesa nas comunidades emigrantes. Por meio da transmissão de valores, língua e costumes, as mulheres contribuem para a continuidade da herança cultural portuguesa nas novas gerações, mesmo longe de sua terra natal.
É fácil encontrar as histórias de sucesso das mulheres portuguesas nos países de acolhimento, em áreas tão diversas, como os negócios, a política, a ciência, a arte ou o desporto, demonstrando que, com determinação e trabalho árduo, é possível superar qualquer obstáculo.
Cabe-nos a todos honrar e celebrar a sua coragem, resiliência e as suas conquistas além-fronteiras, contribuindo para um mundo mais justo e igualitário. Festejemos por tudo o que representam este dia! Com elas e por elas.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search