O primeiro restaurante

e o chapéu de cozinheiro

Hoje venho contar a história dos restaurantes. Todos gostam de saber como nasceram as atividades e as profissões pelas quais nos apaixonamos, muitas vezes, ainda em crianças.
O nome restaurante deriva da palavra francesa restaurant.
A história do surgimento do primeiro restaurante não é consensual. Uma das versões, é a de que o primeiro restaurante foi criado em 1765, em Paris, por M. Boulanger. Supostamente,o primeiro estabelecimento a vender sopas restauradoras para o estômago (bouillon restaurant, em Francês).
Uma segunda versão veiculada nos livros e publicações históricas dizem-nos que o primeiro restaurante foi criado em 1766, também em Paris, por Marthurin Roze de Chantoiseau. Este venderia também comidas saudáveis, incluindo a tal sopa restauradora. Quer num quer noutro caso, nesses lugares o cardápio era restrito a sopas, sendo um pouco diferente do restaurante que hoje conhecemos.
Mais tarde, em 1782, e novamente em Paris, Antoine Beaubillers fundou o primeiro restaurante, dentro do conceito que hoje entendemos ser um restaurante:

o La Grande Taverne of London, integrando uma equipe especializada de garçons, (empregados ou colaboradores), uma sala de jantar, conhecida por ser um salão elegante, uma cozinha com bons ingredientes e uma boa adega.

Foi a partir dessa época que os franceses adquiriram o hábito de comer fora. Foi com a Revolução Francesa que a classe burguesa ganhou força e possibilidades económicas fazendo com que proliferassem muitas atividades comerciais e entre elas, os restaurantes.
Para terminar, deixo uma curiosidade: o chapéu de cozinheiro (em francês toque blanche) surgiu em França, na Idade Média, altura em que ser-se cozinheiro era muito importante, pelo que os cozinheiros eram agraciados com o título militar de Officiel de Bouche (oficial da boca).
Dentro da cozinha, já nessa altura, existia uma hierarquia e as alturas dos chapéus variavam de acordo com o posto exercido por cada um. O chef usava sempre o chapéu mais alto enquanto os auxiliares mais simples usavam apenas um boné. Nos dias de hoje, os chapéus de cozinheiro tem a função de obedecer a critérios de higiene e segurança no trabalho mas também são ilustrativos da hierarquia dentro da cozinha.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search