As Estrelas Michelin

O Guia Michelin foi criado, em 1900, pelos irmãos Édouard e André Michelin. O guia funcionava como estratégia de marketing para incentivar as pessoas a viajar de carro, “desgastando assim mais pneus”, fazendo com que as suas vendas aumentassem. O guia foi evoluindo e hoje é dedicado a avaliar restaurantes de luxo.
A classificação é dividida de uma a três estrelas:
1 estrela: Muito boa cozinha. Proposta forte. Vale a pena parar para comer lá.
2 estrelas: Cozinha excepcional. Se o restaurante não estiver na sua rota, vale a pena fazer um desvio para apreciar os seus pratos.

3 estrelas: A categoria mais elevada é atribuída a restaurantes com uma proposta única. Só comer lá vale toda a viagem, independentemente da distância a que se encontra da sua localização actual.
Perder uma estrela pode significar a falência do restaurante, já o inverso significa ser colocado no mapa da gastronomia mundial com aumentos significativos nas receitas.

O Guia Michelin conta com uma equipa de inspetores em cada país. Habitualmente são pessoas formadas na área de gastronomia ou de hotelaria, mas com uma especialização em ambas as áreas. A análise de cada restaurante é feita de forma anónima, para que tenham uma experiência como qualquer outro cliente e possam analisar os principais critérios:
Qualidade dos ingredientes;
Combinação de sabores;
Técnica de preparação;
Criatividade e personalidade do Chef;
Custo/benefício;
Consistência do padrão culinário.

A cada um destes critérios é dado uma nota de 1 a 5, sendo 5 a nota mais alta.
Sempre que um restaurante está na iminência de ganhar uma estrela, a Michelin chega a enviar até oito inspetores, em períodos diferentes, para se certificar da qualidade do serviço e das avaliações anteriores feitas. Não é um processo simples.
Foi por isso com muito orgulho e satisfação que este ano vi o Essência ser reconhecido com uma Estrela o que vem provar que com dedicação, trabalho e muito esforço conseguimos atingir os nossos sonhos.
Espero pela vossa visita!

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search