Obrigado e boa viagem

Despedida aos emigrantes/lusodescendentes

A Associação Internacional dos Lusodescendentes – AILD que nasceu pela consciência de que as Comunidades Portuguesas espalhadas pelo mundo são um importante ativo para Portugal e para os seus territórios, além de verdadeiros promotores e embaixadores de Portugal no mundo, à semelhança do ano passado, também, este ano pretende levar a cabo a 2ª edição do projeto “Obrigado, e Boa Viagem”.
A campanha “Obrigado e boa viagem”, terá lugar no próximo dia 19 de agosto de 2023, na fronteira de Vilar Formoso, a fronteira mais antiga da Europa, e que muito referencia a nossa história da emigração.
Através desta iniciativa, a AILD pretende reconhecer o importante contributo dado pelos emigrantes portugueses à dinâmica económica e social dos diversos territórios do país, com especial ênfase aos territórios de baixa densidade, reforçar o apoio às Comunidades Portuguesas no regresso ao estrangeiro (países de acolhimento), e vincar a disponibilidade destas duas associações no apoio às Comunidades Portuguesas espalhadas pelo mundo.
Esta iniciativa pretende ser uma ação de despedida aos emigrantes que mais um ano virão a Portugal visitar a família, os amigos e as suas raízes, e na hora da partida poder dar-lhes uma palavra de reconhecimento,

agradecimento, conforto e também, de coragem no momento sempre muito difícil que é a partida.
Tal como o ano passado, iremos entregar um kit viagem – com a entrega de diversos produtos representativos de Portugal e de marcas portuguesas, e que bem pudemos observar o impacto que teve na primeira edição, emocionados com a partida e com tudo o que pudesse ter ligação a Portugal.
Na 1ª edição, tivemos o envolvimento da Câmara Municipal de Almeida, da GNR de Vilar Formoso, das Infraestruturas de Portugal, e de algumas empresas/marcas portuguesas, para esta 2ª edição iremos ter algumas agradáveis surpresas, que trarão uma nova dimensão à iniciativa.
E se é verdade que uma imagem vale mais do que mil palavras, também um gesto vale mais do que mil palavras. Seria mais cómodo a AILD exprimir-se num simples texto escrito, mas entendemos que desta forma a nossa mensagem e propósito tem um efeito e impacto complemente diferente junto dos emigrantes e lusodescendentes no momento da sua partida.
É difícil esquecer os momentos emocionantes vividos na 1ª edição, e que nos ajudaram a reforçar a importância desta ação, e perceber que vale a pena realizar a 2ª edição, com a certeza de estarmos a contribuir para a valorização e reconhecimento das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo.

WEBSITE

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search