Oráculo de Delfos
Na Grécia, há cerca de 2500 anos, os Oráculos de Delfos recebiam gente poderosa, ilustre, desconhecida e até estrangeiros para obter conselhos para todo o tipo de problemas, grandes, complexos de ordem nacional e internacional, mas também as pequenas questões do cidadão comum.
Os conselhos obtidos impressionavam tanto os que deles beneficiavam, que todos os povos mediterrâneos, incluindo os Romanos e os Egípcios, também a eles recorriam.
Este respeito e consideração deveriam ser dados aos contabilistas certificados atualmente, pois são eles que melhor conhecem uma sociedade tanto ao nível micro como macro. Qualquer decisor numa sociedade deveria ouvir o seu contabilista para obter conselhos que serão decerto bem mais fiáveis que os de Delfos.
Muitos empresários não têm a ideia do que perdem por não dar a devida atenção ao seu contabilista.
Por exemplo, na hora de negociar os vencimentos com os seus colaboradores, muitos não se lembram de obter conselho, e transmitem os dados aos advogados para o contrato de trabalho ser redigido. Mesmo nesta situação tão simples, o empresário pode perder e muito por não ter consultado o seu contabilista. Se o tivesse consultado, teria obtido a informação de que existem componentes dos salários que estão sujeitos a IRS e a TSU (segurança social), outros somente a IRS e outros somente a TSU.
Portanto, a definição do modo como se fixa o salário tem um impacto sobre os custos totais para a empresa e sobre a remuneração líquida para o trabalhador.
Pensando na atividade da empresa e na sua viabilidade, o contabilista aconselharia que o vencimento tivesse uma componente fixa e outra variável para que a sociedade tivesse uma estrutura de custos mais flexível, por outro lado, esta variável serviria de incentivo a todos os trabalhadores para que a sociedade tivesse bons resultados.
Não existe profissional mais multifacetado que o contabilista, este deveria acompanhar todos os dossiers vitais para a sociedade, de modo a dar o seu precioso contributo. Uma vez tomada a decisão já só se pode minimizar as consequências negativas e limitar os danos.
Um contabilista concentra em si todas as informações de uma sociedade, a presente e a passada, dificilmente alguém está em melhores condições para lidar com o futuro. E estará em melhores condições se tiver meios materiais e humanas adequados para desempenhar o seu exercício, e acesso a expertise de outros profissionais que complementem o seu trabalho.
Em Delfos ninguém pretendia obter conselhos gratuitamente, por isso não hesite em cobrir o seu contabilista de ouro e prata, e em caso de dúvidas não deixe de falar com um contabilista certificado, não vá perder um oráculo que pode mudar a vida da sua sociedade para sempre….