Parcerias…o nosso caminho de eleição

Associação Internacional dos Lusodescendentes

Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo

Provérbio Africano

Desde o primeiro momento que a AILD definiu como estratégia de ação, um caminho assente em parcerias, rentabilizando meios, otimizando recursos, reduzindo dificuldades e criando novas dinâmicas, onde todos possam sair beneficiários de uma estratégia conjunta.

E se essa era a nossa intenção e propósito inicial, tem sido efetivamente essa a nossa ação onde temos vindo a “colecionar” parcerias, aprendido imenso com elas, renovando práticas, somando experiências, e descobrindo que os nossos parceiros não são apenas aqueles que somam afinidades extremas, mas pelo contrário, são aqueles que juntam diferenças e que assim nos completam.

Se em alguns casos somos nós que vamos à procura de parceiros, em muitos outros (e cada vez mais), são parceiros que vêm ao nosso encontro, o que nos deixa muito felizes, pois, significa que o nosso valor começa a ser reconhecido e nos motiva ainda mais a continuar o nosso caminho.

O estabelecimento de parcerias estratégicas não é mais do que uma cooperação entre diferentes organizações, permitindo e potenciando a inovação e o alcance de novas metas, alavancando novos resultados através de sinergias criadas, sob o denominador comum da convergência de objetivos, do diálogo, da partilha e de um trabalho conjunto no desenho e implementação de soluções e intervenções.

Naturalmente, que haverá parcerias que resultem melhor que outras, que permitam mais ou menos ganhos e alcançar mais ou menos resultados, mas em todas elas tem havido relações muito positivas a vários níveis, mas sobretudo, temos tido algo que é extremamente importante para nós – o aumento da nossa rede de contactos e das nossas relações, dando uma dimensão e força cada vez maior à AILD.

No final de um primeiro ano de existência e já num segundo ano em curso, parece-nos importante partilhar esta realidade com os nossos leitores e associados, pois, temos vindo a estabelecer cada vez mais parcerias, com a certeza comprovada que acompanhados vamos mais longe, somos mais fortes, alcançamos mais e melhores resultados, e somos mais felizes.

No final de um primeiro ano de existência e já num segundo ano em curso, parece-nos importante partilhar esta realidade com os nossos leitores e associados, pois, temos vindo a estabelecer cada vez mais parcerias, com a certeza comprovada que acompanhados vamos mais longe, somos mais fortes, alcançamos mais e melhores resultados, e somos mais felizes.

Um outro fator importante a destacar, é nós não conseguirmos estar em todos os lugares ao mesmo tempo, mas com recurso a soluções tecnológicas tem sido possível estabelecer relações humanas não presenciais e parcerias estratégicas de qualidade. O que para a AILD, dada a sua natureza enquanto associação internacional, que precisa de estar em contacto com o mundo e o mundo connosco, tem sido extremamente importante e uma aventura extraordinária.

Tem sido ainda a oportunidade reforçada para o famoso networking, pois, ao integrar parceiros estamos também a criar a oportunidade de estar em contacto com outras pessoas que de outra forma não estaríamos, trocando ideias e compartilhando informações, permitindo efetivamente “ir mais longe”.

Se uma associação por si só já é um espaço de interação, de inovação, de partilha e uma ferramenta para o crescimento e desenvolvimento, de acordo com objeto da mesma, se for potenciada com parcerias, os resultados ganham outra dimensão, fortalece a capacidade de ação, compartilhando soluções e aprendizagens coletivas.

A abordagem ao tema é precisamente pela intensidade que temos vindo a dar à criação de parcerias e que sem qualquer dúvida tem sido um “combustível aditivado”, para um “motor” cada vez mais potente e oleado – a nossa equipa, associados e parceiros.

Um ambiente colaborativo é ideal para fomentar a inovação. Circular ideias entre diferentes associações/organismos e entre outros ambientes é uma estratégia muito eficiente para o surgimento de soluções arrojadas.

Numa linguagem e analogia com a gestão, poderá dizer-se que as parcerias levam a uma relação “ganha-ganha”, ou seja, ninguém perde, todos ganham – a relação ideal!  

E é por tudo isto que vamos continuar a “colecionar” parcerias! Junte-se à AILD!

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search