Sobre o valor económico da língua portuguesa

A Rede Global pretende ser um veículo de aproximação e conexão do país com os portugueses espalhados pelo mundo

Tem como base o trabalho em rede com os múltiplos agentes com atividade na Diáspora, públicos e privados. Mais do que a ativação do tradicional “Mercado da Saudade”, muito conectado à memória e aos sabores do país, pretende-se criar um sentimento de união e orgulho nas marcas portuguesas, e de conexão entre os portugueses da diáspora, criando uma rede de embaixadores espalhados pelo mundo. E com estes pressupostos, oferece ainda a possibilidade de acesso a um mundo cosmopolita e cada vez mais global, com as novas gerações altamente qualificadas e mais conscientes da qualidade e diferenciação da oferta nacional, e simultaneamente mais disponíveis para abraçar causas relacionados com o seu país;

Na dinâmica do projeto tem-se presente o papel da língua portuguesa, a qual tem, é consabido, um grande valor e um impacto significativo no mundo, tanto cultural quanto económico e geopolítico e que se apresenta com grande potencial de crescimento e influência no cenário global.

O valor económico da língua portuguesa é significativo e multifacetado, refletindo a sua importância global como uma das línguas mais faladas no mundo – cerca de 265 milhões de pessoas.

Tem-se em vista o papel da língua que é o traço comum que une os países que integram a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). A CPLP é uma organização internacional composta por países que têm o português como língua oficial. Estes países incluem Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Juntos, eles formam um mercado significativo com um PIB combinado considerável e um grande potencial para comércio e investimento.

Estima-se que, até 2050, o número de falantes de português poderá ultrapassar 400 milhões, impulsionado pelo crescimento populacional dos países africanos de expressão portuguesa.

Simultaneamente, a língua portuguesa facilita o comércio e o investimento entre os países lusófonos. A proximidade linguística e cultural reduz custos de transação e aumenta a confiança entre parceiros comerciais.



Na diáspora de língua portuguesa em países como os Estados Unidos, Canadá, França e África do Sul, o contributo para a economia portuguesa é bem evidenciado pelo valor das de remessas, investimentos e comércio.

A língua portuguesa é também um veículo importante para a cultura e o turismo. A rica herança cultural dos países de língua portuguesa, incluindo literatura, música, cinema e gastronomia, atrai turistas e promove a indústria cultural.

Finalmente, o português é uma língua importante no campo da educação e formação. Há uma procura crescente por cursos de português como língua estrangeira, o que gera receitas para instituições de ensino e facilita o intercâmbio académico.

Em resumo, o valor económico da língua portuguesa é vasto e abrange múltiplos sectores, desde o comércio e investimento até à cultura, educação e tecnologia. A sua importância global continua a crescer, à medida que os países de língua portuguesa se desenvolvem e aumentam a sua influência na economia mundial, o que, com a digitalização e o avanço da Inteligência Artificial, estão a aumentar o uso do português na tecnologia e ciência.

Fundação AEP

Rede Global da Diáspora

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search