Um novo ano cheio de desafios
A AILD termina mais um ano com enorme orgulho e entusiasmo por todas as conquistas alcançadas, mas sem tempo para olhar para trás, porque 2023 trás muitos e novos desafios, e uma enorme agenda de ideias e projetos para concretizar.
O fator que mais se destaca é a dimensão que a AILD tem vindo a construir, quer na sua ação e projetos, quer na sua rede que não para de crescer, com membros, associados, colaboradores e simpatizantes, espalhados um pouco por todo o mundo.
Temos constituídas diversas delegações da AILD em diversos países do mundo e para 2023, temos já em curso diversas outras delegações que irão ser criadas e que prometem alargar esta rede viva de portugueses espalhados pelo mundo.
Estas delegações irão permitir não só a partilha entre estas delegações, nos seus diversos países de acolhimento, permitir o estreitar de laços entre estas comunidades e Portugal, mas também, assegurar a realização de diversas ações culturais, com a marca Portugal.
Esta é sem dúvida a melhor forma de aproximar estas comunidades portuguesas a Portugal e estabelecer relações de partilha, de participação, de discussão de problemas específicos de alguns países, mas também, problemas comuns, partilhar ideias, sugestões, projetos, iniciativas, onde também se inclui uma proximidade cada vez maior no apoio às empresas que podem estabelecer dinâmicas económicas, assim bem como um enorme contributo para a promoção de Portugal no mundo, dos seus produtos endógenos de qualidade e diferenciadores.
O ano de 2023 tem assim no seu programa de atividades um conjunto alargado de ações e iniciativas que terão palco não só em Portugal, mas também em diversas delegações da AILD espalhadas por diversos países do mundo.
A AILD pretende ainda continuar a estreitar laços com diversos organismos enquanto parceiros para em conjunto poderem acrescentar valor, qualidade, dimensão e cooperação, pois, só desta forma conseguiremos ir mais longe. O desafio a cada momento e a cada ano é melhorar, tendo presente que o movimento associativo é por si só um desafio, mas também, a certeza de ser um espaço privilegiado de cultura e participação cívica e identidade patriótica.
Olhando para a facilidade das palavras do discurso escrito, tudo parece facilidades, mas na verdade não é assim, exige de todos muito esforço, um enorme altruísmo, dedicação, empenhamento, alegria e uma vontade enorme de construir e realizar coisas positivas a favor dos lusodescendentes e comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo. E é por isso mesmo que 2023 será com certeza mais um ano de enormes sucessos, convidando todos a juntarem-se à AILD e a participar deste esforço conjunto, pois, juntos seremos mais fortes e iremos mais longe.