Sifnos e Sérifos
Duas ilhas (quase) secretas no mar egeu
Existe um grupo de ilhas situado no norte do mar Egeu e duas dessas, menos turísticas, valem a pena a nossa visita. São elas: Sifnos e Sérifos. A travessia marítima de quase três horas, que se inicia na capital grega, Atenas, leva-nos até ao porto de Kamares, na ilha de Sifnos – situada entre Sérifos, Kimolos e Paros – onde os laivos e vários tons da cor de fogo do pôr-do-sol, apaixona-nos à primeira vista.
A capital e maior cidade da Grécia, Atenas, é habitada há cerca de 3500 anos.
Existem voos diretos de Lisboa para Atenas. Para ir até às ilhas, temos de apanhar um ferry no porto de Piraeus, na capital grega. Nas ilhas, podemos optar por alugar um carro para conhecer a região ou um barco para explorar a área circundante.
Quando ir
Maio, junho, e setembro são os melhores meses para visitar estas ilhas na Grécia, uma vez que o tempo é mais agradável.
SIFNOS
Foi considerada um dos lugares mais ricos do mundo antigo, graças às minas de ouro e de prata, mas também, devido ao desenvolvimento das artes cerâmicas. Sifnos é a terra natal de vários cientistas, escritores e outros, por ser menos concorrida do que outras, como Mykonos ou Santorini. Apenas 2500 pessoas habitam a ilha. As pessoas procuram a ilha pela paz e pela tranquilidade.
Embora seja um território com muitos recursos, em Sifnos a maioria dos produtos chegam de Atenas. Mas, a população tem os seus próprios terrenos de cultivo e 90 por cento da sua alimentação é orgânica. Famosa pela sua cerâmica desde os tempos antigos, Sifnos é um verdadeiro paraíso para os apaixonados desta arte artesanal. Isto tudo devido à criatividade dos artesãos locais, ao barro de grande qualidade e também, à abundância de matérias. As peças são variadas: umas têm utilidade decorativa, outras servem para cozinhar as especialidades gastronómicas da região, que são muitas: o guisado de grão-de-bico (revithada), o mastello, prato confecionado com cabra e as sobremesas como as loukoumia, nome dado à delícia turca; os pratos de peixe e marisco, a salada de beringela, terminado na célebre moussaka. Para experimentar as especialidades, devemos ir à moderna Apollonía, capital da ilha. Para além dos espaços de restauração com comida típica e deliciosa, na principal rua de Apollonía. Apollnia é também, o centro de todos os serviços da ilha: polícia, farmácias, câmara municipal, entre outros.
Uma sugestão: Isalos restaurant
Situado no famoso porto de Kamares, este espaço de restauração de cozinha variada é o local perfeito para contemplar o pôr do Sol com um cocktail na mão. Sugestões: opte por um prato com sabor a mar e não deixe de provar o típico licor Mastiha (Mastiha Spirit Skinos). O restaurante tem um espaço para exibir obras de cerâmica.
Praias:
Vathi é uma das praias mais conhecidas de Sifnos. Situa-se na costa oeste da ilha, que tem o único hotel de cinco estrelas de Sifnos, o Elies Resort, e serve de porto para iates e veleiros. Este é local ideal para praticar desportos aquáticos, como paddle surf. A praia de Kamares é outra a visitar e está servida de espreguiçadeiras e guarda-sóis. A sul, temos a praia de Chrisopigi, próxima do icónico mosteiro com o mesmo nome, e uma das mais populares (e extensas) das Cíclades: Platys Gialos. As três praias da pitoresca vila de Faros (Faros, Fasolou e Glyfo) e a Vroulidia, também são de visita obrigatória.
Lugares de visita em Sifnos:
Artemonas
O branco das paredes e a pedra dos passeios parece diminuir o sufoco de caminhar ao sol, com as típicas fachadas azuis e brancas de todas as ilhas gregas. Percorremos ruas estreitas com cheiro a jasmim. Padarias, lojas de doces artesanais, bares de tapas com música ao vivo e livrarias. Entre casas de estrutura antiga, capelas ou pequenas lojinhas e cafés, há muito para ver. Também podemos visitar uma das mais belas igrejas da ilha – a dos Sete Mártires e o museu arqueológico de Kastro – St Andreas
Através da Sifnos Trails pode, através de vários trilhos, visitar a área de natureza protegida. Por ser uma área pura, há também, mel de excelente qualidade. Não perca, também, os trajetos na montanha repleta de oliveiras.
Ao final da tarde, os visitantes procuram o muro da igreja Agia Marina, em Kamares, para registar o por do sol. Os mais aventureiros vão até ao topo da montanha de Agios Symeon, onde se fascinam com o crepúsculo: «kalinýchta» (que significa «boa noite» em português)
Outros locais a visitar em Siflos:
Igreja Aghios Athanasios
Igreja dos Sete Mártires,
Geronti Studios
monte Agios Symeon
Sifnos – alojamento, uma sugestão
Geronti Studios
SÉFILOS
Praticamente imaculada, esta misteriosa ilha fica a norte de Sifnos. O trajeto de barco entre Sifnos e Sérifos demora cerca de 20 minutos. Tem cerca de mil habitantes e uma dimensão semelhante à ilha Santorini. Para além de ser especial para caminhadas, ciclismo de montanha, mergulho ou escalada, pode explorar todas as praias.
Também existem trails para fazer caminhadas, mas passear de carro é – possivelmente – a melhor maneira de explorar a ilha.
Em Chora há ninhadas de gatos por todo o lado e animais como cavalos, burros e ovelhas.
A Praça Aghios Athanasios, em Chora é um ponto de encontro para os habitantes. Aqui também encontra a Igreja Aghios Athanasios e também, alguns cafés tradicionais com esplanadas coloridas.
Praias:
Psili Ammos, Kalo Ambeli, Vagia, Koutalas, Agios Sostis, Sykamia e Platis Gialos. Para chegar à maioria destes areais os acessos são sinuosos.
Outros locais a visitar em Sérifos:
Igreja dos Sete Mártires
Mosteiro de Taxiarchis
Kalo Ambeli
Yacht Club – é o local ideal para comer uns petiscos e beber um cocktail. Fica em Livadi
Praça e Igreja Aghios Athanasios
Castelo veneziano
Gastronomia:
No Megalo Livadi pode provar: Bolinhos de erva-doce (marathotiganites), grão-de-bico cozido em panela de barro (revithia fournou), salsichas, polvo (liasto htapodi), folhas de uva recheadas (dolmadakia), souvlaki (espetadas típicas), verduras e legumes (zarzavatika), queijo xinomyzithra, entre outros.
Sérifos – alojamento, uma sugestão
Aliktypo Studios