Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas
O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas é celebrado anualmente a 10 de junho. Este dia presta homenagem a Portugal, aos portugueses, à cultura lusófona e à presença portuguesa no mundo. Este ano, esta data foi antecedida pelas eleições europeias, igualmente um símbolo da presença portuguesa, no caso, na Europa.
As comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas além do programa oficial em Portugal teve, depois, também, continuidade na Suíça, com a presença do Presidente da Republica e do Primeiro-ministro.
Mas as celebrações desta data importante para Portugal e para os portugueses não se ficaram apenas pela Suíça, pois, onde existe presença portuguesa no mundo, seja através das representações diplomáticas, seja através das associações, ocorreram inúmeras celebrações, onde vários membros do governo marcaram também, presença em diversos países do mundo, junto das comunidades portuguesas locais.
A Associação Internacional dos Lusodescendentes – AILD, esteve particularmente atenta e a acompanhar as diferentes celebrações que foram acontecendo pelo mundo, sobretudo, onde temos representantes da AILD, reconhecendo a sua importância, e valorizando assim, as nossas comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, os verdadeiros embaixadores de Portugal, promotores da cultura lusófona.
Incluir as Comunidades Portuguesas nas comemorações e celebrações do Dia de Portugal, é sem dúvida uma homenagem à presença portuguesa no mundo e que faz todo o sentido, devendo a cada ano ser reforçada essa mesma homenagem, por tudo aquilo que estes concidadãos representam no mundo e para Portugal.
Este é sem dúvida um dia repleto de significado e simbolismo e que deve servir para celebrar as conquistas do passado, reconhecer os desafios do presente, olhar para o futuro com esperança e otimismo e ainda, um lembrete da importância de preservar a língua portuguesa.
Mas estas celebrações devem sobretudo, servir também, para fortalecer os laços entre Portugal e as suas comunidades espalhadas pelo mundo, que tanto representam para Portugal. E para reforçar a importância de Portugal no mundo, nada melhor do que citar o poeta Fernando Pessoa que escreveu um dia: «Minha pátria é a língua portuguesa». É assim, o mesmo que afirmar, que para mais de 200 milhões de pessoas espalhadas pela Europa, África, América do Sul e Ásia essa pátria chama-se Língua Portuguesa.
Um abraço fraterno da AILD a todos os portugueses, com destaque, neste dia, às Comunidades Portuguesas espalhadas pelo mundo.