Mensagem do Presidente da AILD

Realces

Desde a primeira hora que a Associação Internacional dos Lusodescendentes procurou incentivar os seus associados a trazerem as suas ideias, sugestões e projetos para partilha e discussão conjunta. Tem sido muito gratificante ver o aumento considerável de ações e projetos que nascem todos os anos dentro da AILD e o entusiasmo daqueles que conseguem vê-los concretizados e a ganharem relevo e importância. “Obras de Capa”, “Portuguese in Translation Book Club”, Concurso literário “As minhas férias em…”, “Literanto” e tantos outros que poderia mencionar. De facto, tem sido a preserverança de muitos dos seus autores que tem permitido levar para a frente alguns desses projetos. Um deles, esteve mais de 1 ano à espera de resposta, de uma associação de pessoas cegas para inciar o seu percurso, o que para muitos de nós levaria certamente à desmoralização e sua desistência. Não foi o caso. Procurou-se um outro parceiro e ao fim de quase 2 anos no papel, o projeto ganhou asas e voou, e logo para um festival internacional com o apoio da EUNIC.
Regressado a Portugal e juntando uma curadora e uma gestora do projeto iniciaram-se contactos com as autarquias.

Sendo um projeto vocacionado para a inclusão, “envolver as pessoas cegas ou com baixa visão no universo das artes”, tem tido sobretudo pelas vereações das áreas sociais dos municípios uma plena adesão, com rasgados elogios à iniciativa.
No passado dia 29 de junho inaugurou-se na cidade “berço” – que acolheu de forma imediata e com muito carinho – a itinerância deste projeto em Portugal.
Várias outras exposições estão programadas ainda para este ano, com destaque para as presenças nas comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e no Congresso nacional da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia. Um projeto que agrega já 5 entidades: Iris Inclusiva, Rede do Empresário, Associação Internacional dos Lusodescendentes, Sociedade Portuguesa de Oftalmologia e mais recentemente a Universidade do Minho pelo seu departamento de Design de Produto.
O projeto chama-se “Realces”. Pode visitar a exposição na cidade de Guimarães até ao final deste mês, visitar o seu website em realces.pt, e contribuir sem qualquer custo com a partilha nas redes sociais. Vamos levar mais longe o Realces!

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search