Mensagem do Presidente da AILD

Obrigado e Boa Viagem, 3ª edição

No mês passado, tive a oportunidade de enaltecer um dos inúmeros projetos que a cada dia nascem e crescem no seio da AILD. Foi também no mês passado, mais precisamente no dia 24 de agosto que se realizou a 3ª edição do “Obrigado e Boa Viagem”, comprovando uma vez mais a dinâmica e maturidade do nosso projeto associativo.
Esta ação nasceu de uma publicação nas redes sociais de um destacado membro da comunidade portuguesa em França, e fundador do prestigiado LusoJornal, Carlos Pereira, em que comentava o facto de que, sempre que os emigrantes chegam a Portugal para umas merecidas férias, há festas e foguetes em todo o lado, todos os vêm receber, existem dezenas de iniciativas, mas quando estes se vão embora nem uma garrafa de água lhes dão para a penosa e longa viagem. No dia seguinte dois membros fundadores da AILD, comentaram a publicação e tomaram logo a decisão conjunta de que seria a AILD a levar-lhes as águas – nasceu assim o “Obrigado e Boa Viagem”, uma ação mais que merecida (ÚNICA) e que tem deixado os emigrantes que passam na fronteira de Vilar Formoso bem como a comitiva que está presente na ação, de lágrimas nos olhos. De facto o momento de despedida dos emigrantes das suas famílias, de um novo regresso que só se advinhará passados muitos meses ou em alguns casos um ano, é um sofrimento profundo que só quem já o viveu ou vive sabe do que estou a falar.

Por isso ter um conjunto de pessoas, a agradecer-lhes por terem vindo a Portugal passar as férias (trazendo vida, alegria, animação, dinamização da economia local, sobretudo, nos territórios de baixa densidade), dar-lhes um abraço e desejar-lhes a todos eles uma Boa Viagem, são momentos de muita emoção e um gesto de muito carinho, que todos eles retribuem com uma lágrima no canto do olho e uma expressão de simpatia e agradecimento pela nossa ação e presença.
Este ano os “miminhos” aumentaram, bem como os parceiros do projeto, o que nos deixa a todos com a certeza de que, este é o evento que conta! Os elementos organizadores já começaram a trabalhar na 4ª edição, prometem ainda mais novidades e sobretudo uma maior difusão do evento, procurando também desta forma, apelar a que os emigrantes possam nas suas viagens de regresso, sair da autoestrada e passar pela fronteira de Vilar Formoso para receber os nossos abraços! Obrigado a todos os que colaboraram de forma direta ou indireta, para o sucesso de mais uma edição, de uma iniciativa cheia de boas e reconfortantes emoções. Até agosto do próximo ano.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search