Obra de Capa
Título: Hannah
Dimensões: 40 x 30
Técnica: Óleo sobre tela
Artista Plástico: Michael de Brito

Michael de Brito, lusodescendente, formou-se na Parsons School of Design com estudos de pós-graduação na New York Academy of Art, realizou exposições individuais na Eleanor Ettinger Gallery em Nova Iorque, na Galeria Graça Brandão em Lisboa e no University of Maine Museum of Art em Bangor. As suas pinturas foram apresentadas internacionalmente em instituições como a National Portrait Gallery em Londres, a Abbaye Saint André em França, o Museu Afro no Brasil, o Museu Presidencial em Lisboa e o Museu Europeu de Arte Moderna (MEAM) em Barcelona. Recentemente, o seu trabalho foi incluído na exposição New Vision na Cavalier Gallery em Nova Iorque.
Vencedor da Pollock-Krasner Grant e finalista do BP Portrait Competition, os seus destaques mais recentes incluem a sua participação nas edições de 2023 e 2024 do Figurativas no MEAM em Barcelona, na exposição Fenix Parte II na Galeria Graça Brandão em Lisboa e na exposição ModPortrait em Barcelona. As suas obras fazem parte das coleções do Nevada Museum of Art e do Tribunal Constitucional em Lisboa. De Brito é representado pela Cavalier Gallery em Nova Iorque e pela Galeria Graça Brandão em Portugal.
Hannah
Sento-me na margem do mundo,
a vê-lo mover-se depressa demais,
com crueldade demais,
para que eu consiga respirar.
Há fumo no céu
e silêncio onde antes ouvia canções.
Vejo o peso que as pessoas carregam
nos ombros curvados,
nos olhos que evitam os meus.
Sinto demais
para alguém que mal começou —
sei demais sobre o que está partido,
e ainda assim, não consigo desviar
o olhar. Mas neste silêncio,
há algo que permanece intacto.
Uma recusa calma
em deixar que a escuridão
diga quem sou.
Toco a terra
como se ainda pudesse ser curada.
Olho para estranhos
como se ainda pudessem escolher bondade.
A tristeza vive em mim,
mas também vive o fogo.
Não é alto, nem brilhante —
apenas constante.
Apenas o suficiente,
para continuar a ver
o que pode ser,
para além do que é.
Marina Carreira

Marina Carreira
Marina Carreira é escritora e artista luso-americana de Newark, New Jersey. Marina é autora de “Dead Things and Where to Put Them” (Cavankerry, 2025), “Tanto Tanto” (Cavankerry Press, 2022), “Save the Bathwater” (Get Fresh Books, 2018) e “I Sing To That Bird Knowing It Won’t Sing Back” (Finishing Line Press, 2017). Ela expôs a sua arte no Museu de Newark, Museu Morris, Galerias ArtFront, Centro de Artes da Universidade de Monmouth, entre outros.






