Mensagem do Presidente Philippe Fernandes

Associação Internacional dos Lusodescendentes

Reino Unido

Agradeço ao Senhor Embaixador Dr. Manuel Lobo Antunes por ter permitido que a cerimónia da criação da Delegação da AILD no Reino Unido, ocorresse nas instalações da Embaixada de Portugal no Reino Unido. Agradeço também a presença da Senhora Cônsul-Geral de Londres, a Dra. Cristina Pucarinho, e muito especialmente a toda a equipa que abraçou este desafio inovador.
Com a criação da Delegação da AILD no Reino Unido, é mais fácil para os lusodescendentes associarem-se a esta iniciativa, bem como a outras associações portuguesas já existentes, com um longo historial de acções meritórias no Reino Unido.
Seria para a AILD uma mais valia poder contar com, pelo menos, algumas dessas associações como associadas ou apenas como parceiras nas promoções de eventos e acções, junto da comunidade local.
A AILD não aceita somente associados lusodescendentes, aceita também as suas associações e no geral qualquer pessoa de boa vontade, que queira concretizar as finalidades estatutárias da AILD, sem que seja relevante a sua nacionalidade, mas que partilhe connosco a mesma língua. Não é por acaso que uma das nossas fundadoras, Gilda Pereira, tem o pelouro para os países de expressão portuguesa. Queremos partilhar com eles eventos culturais, no âmbito da literatura, música, pintura etc.
A AILD tem as portas abertas a todos, o convite para que se tornem associados é extensível também a empresas privadas. Todos são muito bem-vindos.

Não temos dúvida que em parceria, em conjunto, em colaboração se pode fazer muito mais, e as acções serão certamente mais enriquecidas e diversas.
Apesar de não se resumir somente a isso, a AILD é na sua origem uma associação internacional de lusodescendentes que quer contribuir para unir as várias comunidades portuguesas existentes, tornando-a numa só. Por essa razão a AILD procura criar delegações em todas as comunidades, de forma a facilitar essa união trazendo também para si representantes de todas elas.
É também por essa razão que temos um site comum (aild.pt), uma revista comum (descendências.pt), plataformas comuns de comunicação (facebook, linkedIn, etc) e uma mesma imagem.
Concordamos com quem diz que a AILD representa um projecto inovador, pois é sinal de que a nossa acção vem preencher um vazio. Outro bom sinal é percebermos que os lusodescendentes, e não só, há muito que esperavam pelo aparecimento de uma associação com este cariz.
A nossa ação não pretende restringir-se ao domínio cultural, pretende abarcar também ações de cariz solidário, económico e até de promoção turística.
Uma vez que as portas estão na realidade escancaradas, contamos com a vossa iniciativa para se juntar a nós, não amanhã, mas agora mesmo….

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search