Poesia – Vasco Graça Moura

a fava


espero que me calhe aquela fava
que é costume meter no bolo-rei:
quer dizer que o comi, que o partilhei
no natal com quem mais o partilhava

numa ordem das coisas cuja lei
de afectos e memória em nós se grava
nalgum lugar da alma e que destrava
tanta coisa sumida que, bem sei,

pela sua presença cristaliza
saudade e alegria em sons e brilhos,
sabores, cores, luzes, estribilhos…
e até por quem nos falta então se irisa

na mais pobre semente a intensa dança
de tempo adulto e tempo de criança.

Vasco Graça Moura

Vasco Navarro da Graça Moura (Porto, 3 de janeiro de 1942 – Lisboa, 27 de abril de 2014). Escritor, tradutor e político.

A sua obra literária, para além de poesia, compreende romances, crónicas e ensaios (género em que se destacam as suas incursões nos estudos camonianos). Afirmou-se também como um tradutor de renome, tendo vertido para português obras de clássicos como Racine, Molière, Corneille, Shakespeare, Petrarca e Dante e contemporâneos como Seamus Heaney, Hans Magnus Enzensberger ou Gottfried Benn. O seu trabalho foi distinguido com inúmeros prémios: o Prémio Pessoa, o Prémio Vergílio Ferreira, os prémios de Poesia do PEN Clube Português e da Associação Portuguesa de Escritores, o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, a Coroa de Ouro do Festival de Poesia de Struga, o Prémio Max Jacob de França (Poesia Estrangeira), o Prémio de Tradução do Ministério da Cultura de Itália, o Prémio Morgado de Mateus (conjunto da obra) e o Prémio Europa — Cátedra David Mourão-Ferreira da Universidade de Bari. Afirmou o autor que “a poesia é a minha forma verbal de estar no mundo”, pelo que não será de estranhar que, tematicamente, a sua obra poética aborde temas relacionados com a vivência humana, nomeadamente dos universos doméstico/familiar e artístico-literário.

Esta rubrica pretende dar a conhecer ao mundo o melhor da poesia por diversos autores lusófonos. Os poemas são selecionados por Gilda Pereira, uma fã incondicional de poesia.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search