O Erro

Ao longo da nossa vida, devemos sempre estar preparados para reagir prontamente, quando num determinado momento, a vida nos propícia a oportunidade de fazer ou aproveitar algo de uma determinada situação.
Isto também se aplica aos negócios. Muitas vezes, estas oportunidades que se apresentam podem determinar significativamente o sucesso ou insucesso do mesmo.
A identificação de um erro numa organização pode ser um tesouro para a mesma.
Recentemente, a revista Nature Communications concluiu que errar é normal e faz parte da aprendizagem. O artigo contou com a participação de cientistas do Centro Champalimaud (Portugal), da Faculdade de Medicina de Harvard (Estados Unidos) e na Universidade de Genebra (Suíça), sendo a conclusão principal do estudo que “errar é a oportunidade para aprender algo novo”.
O erro é portando, uma oportunidade, uma oportunidade de crescimento para a pessoa envolvida e para a organização repensar os seus processos.
Se a organização aproveitar o erro para o tornar como fonte de aprendizagem, valorizando-o positivamente, poderá incentivar o gosto do colaborador em aprender e em fazer melhor o seu trabalho.
O erro pode ser um fator de mudança numa organização, se usado para incentivar o conhecimento e o desenvolvimento de novas práticas e processos.
Quando o colaborador analisa porque errou, e se a organização se envolve nesse processo, todos os envolvidos acabarão este processo com um maior conhecimento.
Se a organização assentar a sua formação interna nos erros que ocorreram, poderá desenvolver uma formação de grande proveito para os seus colaboradores.
Talvez não seja por acaso, que a Harvard Businees School usa o método do caso desde há muito tempo.

O grande desafio tanto para os colaboradores como para a organização, é descobrir como lidar positivamente com o erro, para evitar que este provoque frustrações, desmotivação e apatia, pois, o que se procura é o prazer do conhecimento, o crescimento da pessoa e da organização, o gosto em se superar.
Penso que todos nós já passamos pela experiência de, na tentativa de acertar, errar várias vezes primeiro para depois então acertar, e se calhar, não acertaríamos se não tivéssemos errado antes…
A organização deve evitar que a reação ao erro se resuma à sua correção. Deve procurar que este desencadeie uma oportunidade informativa e formativa, depois de identificadas as razões da sua ocorrência.
A reflexão assume uma grande importância na gestão do erro, fomentando a consciência crítica e dando a oportunidade para que surja a aprendizagem com o mesmo. O erro permite um melhor conhecimento de si e da organização.
A organização tem tudo a ganhar se conseguir despertar em cada colaborador a curiosidade, espírito de investigação e motivação e desenvolver a sua capacidade em resolver problemas que se apresentam no seu dia-a-dia.
O erro é, portanto, um ponto de partida para o sucesso de uma organização.
Citando Winston Churchill: “O sucesso consiste em ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo”.
Na sua organização, caso tenha dúvidas se está perante um erro ou não, não hesite em recorrer a um contabilista certificado.

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