A ferramenta de Business Intelligence
A Rede Global da Diáspora (www.redeglobal.pt) é um projeto promovido pela Fundação AEP, que tem por objetivo aproximar as PME portuguesas com a Diáspora.
Este projeto responde a uma estratégia colaborativa de internacionalização, assente na construção de uma plataforma capaz de promover o relacionamento dos portugueses espalhados pelo Mundo entre si e entre estes e as PME portuguesas, com o objetivo de os transformar em verdadeiros embaixadores e promotores da oferta nacional.
Com a ferramenta de Business Intelligence – https://bi.redeglobal.pt/ – disponibiliza-se uma plataforma online de prospeção permanente nos diversos mercados, em expansão constante, de onde é possível retirar informação relevante ao nível da caracterização da diáspora empresarial. Esta ferramenta possibilita conhecer a diáspora ao pormenor, permitindo às empresas identificar os canais de distribuição mais adequados a cada negócio e/ou setor de atividade, através duma ferramenta de business intelligence.
A ferramenta de Business Intelligence constitui-se como mais um instrumento de apoio à internacionalização das empresas portuguesas permitindo conhecer e interagir com as empresas e empresários da diáspora. Simultaneamente, para facilitar a interação comercial, disponibiliza uma base de dados de empresas portuguesas exportadoras, as quais podem ser reconhecidas de acordo com o seu perfil de produto e mercados-alvo. Pretende-se, desta forma, uma aproximação dos portugueses emigrados à comunidade empresarial da diáspora (contribuindo para o aumento da venda de produtos portugueses), ao mesmo tempo que permite disponibilizar às PME portuguesas informação de mercado relevante para o desenvolvimento dos seus negócios internacionais, designadamente no acesso aos canais de distribuição. A plataforma, neste momento, já conseguiu registar a presença de perto de 15 mil utilizadores só na ferramenta de Diáspora Business Intelligence, espaço privilegiado para conhecer a diáspora ao pormenor, permitindo às empresas identificar os canais de distribuição mais adequados a cada negócio e/ou setor de atividade.