Agradecimento

Philippe Fernandes: Um Mandato dedicado à união da comunidade lusófona

No momento de transição e renovação, a Associação Internacional dos Lusodescendentes (AILD) presta uma homenagem especial ao Philippe Fernandes, cujo mandato à frente da instituição está prestes a terminar. Sob a sua liderança, a AILD consolidou-se como um importante ponto de encontro para todos aqueles que, espalhados pelo mundo, carregam consigo as raízes e a cultura portuguesas.
Philippe Fernandes, com a sua visão estratégica e incansável dedicação, conduziu a AILD por um período de notável crescimento e desenvolvimento. A sua gestão foi marcada por diversas iniciativas que visaram fortalecer os laços entre os lusodescendentes, promover a língua portuguesa e celebrar a rica herança cultural comum.
Sob a sua liderança, a AILD:

Expandiu a sua rede: Através da criação de novas delegações e parcerias, a associação ampliou a sua abrangência, chegando a um número cada vez maior de lusodescendentes em todos os continentes;
Promoveu a cultura: Organizou diversos eventos culturais, que permitiram aos lusodescendentes celebrar as suas raízes e manter viva a tradição, a língua e a cultura portuguesa;
Fortaleceu a língua portuguesa: Implementou programas de ensino/formação e divulgação da língua portuguesa, contribuindo para a preservação e valorização desse património linguístico;
Fomentou a cooperação: Estabeleceu parcerias com diversas instituições, tanto em Portugal como no estrangeiro, para desenvolver projetos conjuntos e promover a cooperação em diversas áreas.

Philippe Fernandes deixa um legado importante para a AILD, que certamente servirá de inspiração para quem se seguir na liderança da AILD. A sua paixão pela causa lusófona e o seu compromisso com a união da comunidade foram fundamentais para o sucesso da associação.
Em nome de todos os membros da AILD, agradecemos ao Philippe Fernandes pela sua dedicação e por tudo o que fez pela nossa comunidade. Desejamos-lhe muito sucesso em futuros projetos que venha a liderar e a certeza que o seu trabalho à frente da AILD será sempre lembrado, permitindo-me fazer esta inconfidência, que certamente o Philippe não me irá levar a mal.

Nas reuniões de fundadores da AILD em que costumava estar eu, o Jorge Vilela, a Cristina Passas, a Gilda Pereira e o próprio Philippe Fernandes, perante um problema, uma dificuldade, uma situação complicada para resolver, após pensarmos no assunto e achando já ter esgotado todas as possibilidades, mas sem encontrar a melhor solução, aparecia sempre uma ideia fantástica, fora da caixa, do Philippe, que acabava sempre por ser a solução.
Chegada a leitura até aqui, devem estar a colocar-se duas questões: O Philippe Fernandes vai deixar a AILD? Quem é a pessoa que se segue?
Claro que a dedicação do Philippe Fernandes à AILD não lhe permitiria deixar a AILD, apenas dá espaço à renovação, frescura, novas ideias e mudança da liderança da AILD, pois, irá continuar nos órgãos e com o mesmo empenho e dedicação.
No passado dia 11 de dezembro a AILD foi a votos para eleger os órgãos sociais para o próximo mandato, através de voto eletrónico, formato pioneiro que permitiu que todos os nossos associados em Portugal ou fora de Portugal pudessem ter votado. Na lista única sufragada, Philippe Fernandes foi eleito presidente da Mesa da Assembleia Geral, José Martinho foi eleito presidente do Conselho Fiscal, e a pessoa que se segue para presidir à direção é Cristina Passas, uma das fundadoras e dirigente da AILD desde a primeira hora, que se disponibiliza para agarrar esta responsabilidade e este desafio.
Cristina Passas não terá tarefa fácil, tendo em conta a herança e o espólio deixado pelo Philippe Fernandes, inclusivamente, um gigante plano de atividades e desafios para 2025, mas cujo trabalho será facilitado pelo espírito de equipa que existe e continuará a existir neste grupo fantástico, além do entusiasmo, motivação e determinação da nova presidente, que está ansiosa para iniciar funções, cuja tomada de posse está marcada para o próximo dia 24 de janeiro de 2025, no município de Oeiras.
Não podia terminar esta reflexão, no momento em que o Philippe Fernandes deixa a liderança da direção da AILD, sem a agradecer a todos os membros da AILD, todos os colaboradores, todos os sócios, todas as delegações e todos os parceiros, por todo o trabalho, empenho e dedicação em prol do sucesso da AILD e que permitiu que este primeiro mandato nos conduzisse até este patamar de excelência.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search