Chega o Natal

a época do reencontro e da união familiar

Por esta altura do ano, as ruas de imensos países à volta do globo já estão iluminadas com os tradicionais tons de Natal. As grandes praças já têm instaladas pistas de patinagem no gelo ou feiras onde se vendem bebidas quentes, produtos tradicionais e doces da época. As principais avenidas enchem-se de músicas tão familiares. As lojas, os restaurantes e os centros comerciais estão enfeitados com bonecos de neve, trenós, renas e embrulhos. E das janelas e varandas das casas podem ver-se penduradas luzes ou bonecos de um senhor de barbas brancas, vestido de vermelho, com um saco de prendas ao seu ombro.
O Natal está quase aí e em todo mundo se sente uma atmosfera inconfundível. As crianças são os principais agentes destas festividades, andando em constante estado de felicidade e entusiasmo, contagiando a sua alegria aos pais, avós e qualquer familiar já adulto com quem estejam.
A época natalícia é uma época que deve ser repleta de alegria e de união. É a época de lembrar tudo o que nos une e o porquê de dizerem que a família é a “célula básica” da sociedade, o único “porto de abrigo” seguro. Se há nem que seja uma oportunidade por ano para o reencontro e o reconcilio (mesmo que em época festiva), porquê não a aproveitar?!
Trabalhando com as matérias de e(i)migração há 8 anos, e tendo sido eu própria uma migrante, sei como para estes “navegantes do globo” esta época traz o sentimento da saudade, das memórias de casa e das pequenas tradições familiares.

O Natal e a Passagem de Ano, enquadram-se numa época que sempre nos relembra a família e os amigos mais próximos e falo por mim quando digo isto, ainda para mais tendo o meu coração dividido por dois países – Angola e Portugal.
Por saber o quão difícil é decidir mudar de país de residência, nesta época assume especial relevância um tipo específico de Autorização de Residência, o reagrupamento familiar.
Muitos dos nossos clientes fazem os seus planos migratórios justamente visando a possibilidade de poderem passar as festividades desta altura do ano com os seus entes queridos, criando as condições de trazerem as suas famílias para passarem o Natal e o Ano Novo em Portugal. Nós redobramos os esforços para que isto possa acontecer pois no nosso entendimento, a família é um pilar fundamental de qualquer sociedade e para quase todo o ser-humano, motivo pelo qual os processos de Reagrupamento Familiar merecem de nós uma atenção muito especial. Ainda para mais, considerando que mais de metade dos migrantes, quando fazem a sua mudança de país, fazem-na sozinhos.
No entanto, muitas vezes não depende de nós, nem dos clientes… estamos reféns das instituições do seu lento funcionamento e da falta de vagas para os reagrupamentos familiares…
O Natal está quase aí… trazendo consigo a época dos reencontros e da união das famílias mas infelizmente apenas para alguns.
A todos os cidadãos do mundo, a equipa da Ei! Assessoria Migratória deseja-vos um Feliz Natal e um próspero Ano Novo!

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search