Fluxos migratórios no início de 2021

O ano 2020 foi um início de década ímpar em múltiplos sentidos, imensamente imprevisível, mas que ao mesmo tempo trouxe com ele mudanças – algumas muito positivas, outras nem tanto – igualmente inesperadas.

Dadas as condições em que a maioria dos países no mundo tiveram de viver, todos nós pudemos contemplar várias facetas do ser humano, das quais acredito que mereçam maior destaque a coragem, a resiliência, a criatividade e o engenho. Graças às novas Tecnologias de Informação e Comunicação, foi-nos possível ver todas estas qualidades em milhares de rostos diferentes, oriundos dos vários cantos do mundo.
Em todos os sentidos foi incrível tudo o que, apesar de quaisquer adversidades, mais uma vez o ser humano mostrou-se capaz de enfrentar os obstáculos da Natureza e fruir. Mas nem tudo girou em torno de ameaças invisíveis que afetaram economias, sociedades e modos de vida. A política, as relações internacionais e a vida das sociedades de um modo geral, continuaram a decorrer e também esses eventos tiveram o seu contributo no impulsionar de mudanças.
Pela excecionalidade de 2020, muitas vezes, muitos de nós, ficámos esquecidos do facto que a História não se começou a escrever neste ano bissexto. Só no último semestre do ano passado, muitas coisas continuaram a acontecer em paralelo a tudo o resto. Por fatores muito além das condicionantes impostas pelo acaso, decisões foram tomadas que influenciaram o curso de acontecimentos recentes.

Em setembro de 2020, um conjunto de novos rostos viraram-se para Portugal, em busca daquilo que o torna um país predileto: segurança, estabilidade e custo de vida acessível. Estes rostos vinham do outro lado do norte do Atlântico. No espaço de apenas um par de meses, várias centenas de americanos começaram a procurar instalar-se em Portugal. Desde os aposentados (que nos últimos anos muito nos têm procurado), passando por homens de negócio, empreendedores e criativos, muitos norte-americanos voltaram as suas intenções para encontrar em Portugal o terreno fértil que lhes permitisse viver as suas vidas com a estabilidade que todos procuramos.
Só no passado dia 6 de janeiro, na sequência da invasão do capitólio, a Ei! Assessoria Migratória recebeu mais de 50 pedidos para apoio na tramitação do processo migratório dos EUA para Portugal, sendo que, quase a totalidade dos contactos, adjudicaram os processos migratórios no próprio dia.
Estas novas tendências do fluxo migratório, mais do que desvelarem inquietações perante certos cenários de relativa instabilidade, permitem-nos ter uma noção inegável da confiança que Portugal tem conseguido cultivar e nutrir ao longo das últimas décadas. As estatísticas e os rankings mundiais, são apenas um mero reflexo da imagem que passamos além-fronteiras. É a escolha deliberada e a preferência indubitável de vários cidadãos do mundo, que demonstram porque é que continuamos a ser “o jardim da Europa à beira-mar plantado”.
Em 2021 a Ei! Assessoria Migratória mantém-se focada em ser o ombro amigo de todo o ‘navegante do globo’ que queira deixar crescer raízes no nosso país, como uma referência da confiança, da transparência e da qualidade que Portugal representa.
Na Ei! Assessoria Migratória, prezamo-nos sempre pela atenção detalhada às particularidades de cada caso e é dessa forma que encaramos este novo desafio do incremento do fluxo migratório de norte-americanos para Portugal.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search