Christiana Lemos

Viveu a vida inteira na Suíça e regressou passados 28 anos
Os seus pais emigraram quando? Para que país?
Os meus pais emigraram para a Suíça em 1981 com o meu irmão que tinha na altura 6 meses e em 1995 eu nasci na Suíça onde vivi até 2023.
O que vos fez regressar?
Passados cerca de 40 anos na Suíça, os meus pais decidiram regressar a Portugal para gozarem a reforma e o meu companheiro, a minha cunhada e o meu irmão também queriam regressar. Eu confesso ainda estava um pouco indecisa, porque tinha um bom nível de vida na Suíça e afinal era onde tinha vivido toda a minha vida.
Como foi esse processo?
O meu companheiro, que é suíço, vinha a Portugal de férias de vez em quando, e gostava muito da aldeia onde os meus pais viviam e conseguia imaginar-se a viver lá também.
Algum tempo antes de virmos para Portugal, andei à procura de uma ideia para um projeto empresarial em Castro Daire, e depois de várias conversas com a minha família, foi o meu tio Manuel Costa que me deu a ideia de um negócio que ainda não tinha em Castro Daire – uma oficina de estofos de mobiliário. Assim, em 2023 fixámo-nos definitivamente em Portugal. Procurei logo uma empresa para fazer um estágio para aprender o ofício, pois não era o emprego que tinha na Suíça, e com a ajuda de um profissional, o senhor Carlos Ferreira aprendi todas as noções básicas do ofício de estofador, que foi imprescindível para poder iniciar o negócio.


Que papel teve o Programa Regressar nessa decisão?
O meu pai falou-me do “Programa Regressar” que apoiava pessoas que regressavam ao seu país de origem e queriam abrir um negócio. Fui então informar-me e muito rapidamente consegui solicitar ajuda financeira para iniciar o negócio. Foi um processo, simples e rápido. Esta ajuda permitiu-me comprar o equipamento necessário para começar a trabalhar.
Está feliz com este regresso a Portugal?
Adaptei-me rapidamente à minha nova vida aqui. A qualidade de vida em Castro Daire é excelente, as pessoas são muito acolhedoras e recebi muito apoio para os meus projetos. Hoje estou muito feliz por ter tomado esta decisão.
O Programa Regressar deseja muitas felicidades neste vosso regresso e muitos sucessos!