Concurso Literário

“ As minhas férias em Portugal”

No dia 27 de agosto a AILD e a Rádio Arc en Ciel, realizaram na fronteira de Vilar Formoso, uma ação de despedida aos emigrantes que mais um ano nos visitaram, deixando para trás, por mais um ano, as suas raízes, a família, os amigos, Portugal.

A ação “Obrigada e boa viagem”, marcou também o arranque de uma iniciativa ímpar de um desafio às famílias a enviarem as melhores histórias vividas neste verão de 2022, subordinada ao tema “As minhas férias em Portugal”. A iniciativa pretendia fazer perdurar as memórias que os emigrantes criam nas férias na sua terra natal, mas também manter viva a língua portuguesa, sobretudo, junto dos mais jovens.

A participação foi aberta a todos os jovens emigrantes ou lusodescendentes, com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos, e decorreu até dia 15 de outubro de 2022.

Concluído todo o processo logístico deste Concurso Literário “As minhas férias em Portugal”, no passado dia 7 de janeiro, a Casa de Portugal da Cidade Universitária em Paris – acolheu a cerimónia oficial de entrega dos prémios aos vencedores e participantes que receberam uma menção honrosa, dinamizado pela Associação Internacional dos Lusodescendentes (AILD) e a Rádio Arc en Ciel de Orleães.

A anteceder a cerimónia, Nuno Gomes Garcia, escritor português a viver em França, e Sara Novais Nogueira, educadora e dinamizadora do projeto “Literanto”, ambos dirigentes da AILD (Delegação da AILD França), ajudaram os jovens participantes a consolidarem métodos de leitura e de escrita graças a uma oficina de criatividade literária em língua portuguesa gratuita e aberta a todos os jovens dos 8 aos 17 anos. Ambos salientaram e estimularam à leitura enquanto base essencial da escrita, dando dicas sobre a importância da leitura e da arte de ler/contar histórias, e sobre a escrita.

Durante a oficina de escrita, foi lançado o desafio aos jovens autores presentes para escreverem um texto baseado no popular livro infantojuvenil “Pedro Alecrim” da autoria de António Mota, uma obra que aborda a pobreza e a desigualdade social como principal responsável do abandono escolar e dos sonhos desfeitos. Atividade que realizaram com bastante entusiasmo e que até lhes foi dada a possibilidade de partilharem de viva voz em palco o texto que escreveram.

As dezenas de participantes – alunos de português, pais e professores – foram acolhidos por Ana Paixão, Diretora da Casa de Portugal, e por Cristina Passas, a representante da AILD que viajou de Portugal até Paris para se juntar aos colegas da AILD França e assistir à cerimónia. Ambas são membros do júri do concurso juntamente com mais cinco elementos, por entre escritores, jornalistas e professores.

As vencedoras desta primeira edição do concurso literário “As minhas férias em Portugal” forama franco-brasileira Clara Silveira Dunand, 12 anos, com o texto “O espírito do rio”, e Léane de Abreu, 16 anos, autora de “Detalhes, hospital e borboletas”. Ambas receberam como prémio um voucher no valor de 150 euros em livros e os respetivos diplomas.

Clara Silveira Dunand foi a concurso com um texto que teve como motivação dar a conhecer o rio Mondego e a cidade de Coimbra. Impossibilitada de marcar presença física devido à distância que separa o Brasil de França, enviou um vídeo que foi apresentado durante a cerimónia. Já Léane de Abreu, que esteve presente na cerimónia, apresentou o seu texto, narrado na primeira pessoa, onde descreve a perda do seu avô no passado verão durante as suas férias em Portugal. “A prova”, segundo a jovem autora, “de que nem sempre as férias significam alegria”, tendo emocionado a plateia presente.

Por entre os duzentos textos de prosa e poesia, os membros do júri galardoaram igualmente dez autores (Matéo Augusto Rodrigues, Manuel Moreira Fonseca, Mickael Dias Brito, Diego Badolato Viala, Sara da Cruz, Carolina Marques Cabral, Helena Cabral, Arthur Leplat, Isabela Marques e Arthur Bouchet Leal) com menções honrosas, recebendo cada um deles um “Atlas da língua portuguesa”.

A sala do evento esteve completamente cheia de jovens, familiares dos participantes e professores, proporcionando-se uma tarde cultural em português, com a marca Portugal, e que permitiu destacar aos nossos jovens e alunos das escolas do EPE a importância da leitura e da escrita. O evento terminou com um lanche /convívio e um enorme sentimento de satisfação por parte dos jovens participantes e vencedores, dos familiares e amigos, e também por parte da organização desta iniciativa.

A AILD, através da sua representante no evento Cristina Passas, confirmou uma segunda edição do Concurso Literário “As minhas férias em Portugal” em 2023, e que será oficialmente anunciado próximo do final do ano letivo “para que os alunos possam, durante as férias de verão em Portugal, participar nesta fantástica iniciativa, pois, a AILD e a Rádio Arc en Ciel, parceiros neste projeto literário, têm como grande objetivo ver crescer o número de textos a concurso.

Uma palavra de profundo agradecimento aos colaboradores da AILD, Sara Nogueira e Nuno Gomes Garcia, pela dinamização que deram ao evento da entrega dos prémios, mas também, a todo o processo do concurso. Um agradecimento à Casa de Portugal em Paris, através da sua Diretora Ana paixão, aos professores do EPE, aos jovens participantes e aos vencedores, aos familiares e a todos que marcaram presença. Uma palavra ainda de agradecimento a todos os membros do júri do concurso pela difícil tarefa de selecção dos textos.

Destacar ainda o sucesso da parceria desta iniciativa entre a AILD e a Rádio Arc en Ciel, reforçando aquele é um dos princípios da AILD, da importância do trabalho em cooperação.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search