Dicas de bem-estar
A importância do arroz integral na nossa alimentação
Vegetarianos, Macrobióticos, Vegans, Omnívoros, Frugíveros? Existem argumentos para cada escolha, mas uma conclusão é unânime: é fundamental incluir na nossa alimentação diária os cereais, sob a forma integral, por serem alegadamente preventivos de cancro, doenças cardiovasculares, diabetes, gripes e outras. Mas, tem cuidado, não estou a falar de cereais acompanhados de enormes quantidades de açúcar e laticínios, mas de produtos como arroz, massas, cuscus, pão sem fermentos, millet, cevada, centeio, flocos de aveia, dos quais a maioria deve ser cozinhado ao lume (fogão a gás ou lenha).
A nossa estrutura dentária e intestinal, conferem a certeza que os cereais são o alimento principal da nossa espécie: 32 dentes, 20 molares ( moer grãos), 8 incisivos (cortar fibra vegetal) e 4 caninos ( cortar fibra animal).
Os nossos intestinos têm uma estrutura adequada para digerir particularmente a fibra dos cereais e são o principal órgão responsável pela nossa imunidade.
Nunca te esqueças disso. Os cereais integrais são os melhores amigos dos intestinos.
Os cereais integrais também, contêm serotonina, uma substância que acalma o sistema nervoso. Vais sentir-te menos cansado. Ao substituir o arroz branco, (desprovido de vitaminas, sais minerais, e açucares bons),deves colocar o arroz integral de molho, no dia anterior a ser cozinhado.
Informa-te melhor e bons cozinhados, em família, pela tua saúde e bem estar de todos!
Desejo-te boas férias e aproveita para te fortaleceres com cereais integrais saborosos!