É tudo sobre pessoas em mudança!


A mudança está em aceleração! A pandemia agravou a noção de mundo VUCA (Volatile, Unstable, Complex, Ambiguous), entendendo-se que o mundo se está a tornar BANI (Brittle, Anxious, Non-Linear, Incomprehensible), isto é o que era volátil passou a ser frágil, as pessoas não percecionam incerteza, mas ansiedade, as coisas deixam de ser, simplesmente, complexas para obedecer a uma lógica não-linear e o que parecia ser ambíguo, hoje parece-nos incompreensível.

O contexto atual traz imensos desafios e um leque de possibilidades e oportunidades de transformação a nível pessoal, das equipas e das organizações. Mais do que nunca, a mentoria pode contribuir para catalisar a mudança, através de um processo de co-aprendizagem e co-criação com impacto no crescimento de todos os envolvidos.

Na sequência da Covid-19, está à porta uma pandemia silenciosa em que a saúde mental ocupa um lugar central. Ora, há cada vez mais dados empíricos sobre o papel positivo da natureza no funcionamento cognitivo e no bem-estar emocional.

Reconhece-se a importância do desporto na saúde física e mental e distingue-se o impacto positivo da caminhada ao nível da tensão arterial. Há evidências que caminhar liberta o fluxo de ideias, estimulando o pensamento criativo durante e após o exercício.

A mentoria elevada pela caminhada na natureza surge como uma proposta inovadora que cria condições para desacelerar, reconectar, ganhar perspetiva e planear o futuro. A caminhada na natureza é acompanhada por uma caminhada interna, ou seja, um processo guiado de autodescoberta em que cada um explora as suas necessidades, desejos, medos e obstáculos, criando condições para desenvolver o seu potencial. A mentoria cria espaço para refletir, sendo a reflexão facilitada por um conjunto de exercícios e questões provocadoras.

Ouve-se o silêncio, escuta-se o próprio, beneficia-se da partilha de histórias inspiradoras, de desafios e de aprendizagens. Olha-se para o passado, está-se presente e sonha-se o futuro, alinhado com o propósito de cada um. As condições estão reunidas para co-criar, num espaço seguro e de confiança, e definir um plano de ações concretas e transformadoras. O destino final da caminhada na natureza é sempre o mesmo, a melhor versão de nós mesmos.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search