Eurofumeiro

Empresa associada do mês

Pode-nos contar um pouco sobre o seu percurso profissional antes de se tornar CEO da Eurofumeiro?

O meu percurso profissional esteve sempre ligado ao setor, desde tenra idade (6 anos) ainda na nossa cozinha tradicional que se situava no R/C da nossa casa já participava em algumas tarefas que me eram permitiam realizar (montar as caixas de cartão que na altura servir para embalar as alheiras), posteriormente fui estudar para Braga e voltei para acabar o secundário em Mirandela e logo após abracei a meu projeto de vida (Eurofumeiro) tendo em conta a necessidade de ajudar os meus Pais a reerguer a Empresa depois de um início bastante atribulado e aqui estou até aos dias de hoje.

O que motivou a criação da empresa e qual foi a sua visão inicial?

A Eurofumeiro foi criada com o objetivo de ser uma nova unidade na região com todos os requisitos necessários uma vez que antes laborávamos numa pequena cozinha tradicional no R/C da nossa casa de habitação e por sua vez conseguir ter capacidade de produção adequada ao mercado Nacional e também fazermos alguma exportação. No primeiro Ano de atividade teve um início muito atribulado como tive oportunidade de referir atrás, mas posteriormente conseguimos começar a atingir os objetivos iniciais que sempre foram especializar-nos na produção de Alheiras (A nossa Alheira de referência foi e será sempre a Alheira de Mirandela IGP), nunca deixando de lado as receitas e processos tradicionais transmitidos de geração em geração, mas adaptando-nos às exigências modernas de segurança e higiene alimentar, estes objetivos iniciais acabam por se alinhar muito com a minha visão inicial acrescentado a vontade de levar em frente um pequeno negócio de família e transformá-lo numa referência no setor sempre mantendo o nosso compromisso com a qualidade e sustentabilidade adaptado as novas tendências alimentares.

Como tem evoluído a Eurofumeiro ao longo dos anos?

Ao longo dos anos, a Eurofumeiro expandiu a sua gama de produtos, uma gama tradicional que preserva os sabores autênticos da região onde o ex-libris é a Alheira de Mirandela IGP baseada em receitas tradicionais transmontanas e uma linha inovadora que combina métodos tradicionais com novos sabores (Alheira Vegetariana, Alheira de Bacalhau, Alheira Galina e Pato, Recheio de Alheira, etc.) proporcionando interpretações modernas de enchidos clássicos.
A nossa Empresa teve sempre um compromisso com a sustentabilidade, consumimos muitos produtos da nossa região Azeite DOP, carne de porco Bísaro (ajudamos a reabilitar ao raça autóctone), utilizamos no processo de fumagem lenha de oliveira e de carvalho e para além disso utilizamos o caroço de azeitona na nossa caldeira de aquecimento de água e já algum tempo instalamos uma unidade de produção de energia para autoconsumo e temos por objetivo continuar a fazer alterações para a redução da nossa pegada ecológica com a promoção da eficiência energética.

Rui Cepeda, CEO’s Eurofumeiro

A inovação desempenha um papel fundamental no setor alimentar. Como é que a Eurofumeiro tem apostado na inovação e diferenciação dos seus produtos?

A Eurofumeiro tem apostado fortemente na inovação para se destacar no setor alimentar, combinando sempre tradição com modernidade. Fomos a primeira empresa a certificar Alheira de Mirandela, lançamos a Alheira Vegetariana de Bacalhau de Aves (galinha e pato), Recheio de Alheira, Javali, etc., relativamente à diferenciação, queremos manter sempre a qualidade dos nossos produtos tanto a nível organolético como em segurança alimentar, aliado a métodos tradicionais porque é muito importante para nós preservar o saber fazer, que mantém as caraterísticas e sabor dos nossos produtos.

Como garantem a qualidade dos produtos, desde a seleção dos ingredientes até ao consumidor final?

Asseguramos a qualidade dos nossos produtos com um rigoroso critério de seleção de fornecedores que nos possam fornecer matérias-primas que cumpram com os nossos padrões de qualidade e segurança alimentar, fizemos ao longo dos anos uma simbiose perfeita entre as técnicas artesanais com os equipamentos modernos com o objetivo de assegurar autenticidade e segurança dos nossos produtos, fazemos analises microbiológicas regulares, temos a nossa unidade Certificada pela norma IFS Food Version 8, temos um programa de produção desenvolvido especificamente para a nossa Empresa onde é assegurado toda a rastreabilidade dos nossos produtos, fazemos formação continua dos nossos colaboradores e recolhemos regularmente feedback dos nossos consumidores, pois valorizamos muito a sua opinião e expetativas.

A Eurofumeiro já tem presença no mercado internacional? Se sim, como tem sido essa experiência e quais os mercados mais relevantes?

A nossa presença no mercado Internacional é quase em exclusivo no dito mercado da saudade, pois a Alheira é um enchido regional com caraterísticas próprias logo este o nosso mercado mais relevante e até me atrevo a dizer exclusivo, estamos presentes em vários Países, França, Bélgica, Reino Unido, Moçambique, Angola, Macau, Espanha, Luxemburgo.

Que estratégias têm para expandir a marca além-fronteiras?

A nossa estratégia de expansão além-fronteiras passa por fortes campanhas promocionais em articulação com degustações e modo de confeção.

Que tendências futuras vê para o mercado?

O mercado Agroalimentar está em constante evolução, influenciado por mudanças nos comportamentos dos consumidores, avanços tecnológicos e preocupações ambientais. Os consumidores atualmente estão cada vez mais preocupados com os produtos que consomem tendo em conta a sua composição e qualidade inerente, bem como uma preocupação grande com a sustentabilidade do planeta.

Qual é o futuro da Eurofumeiro nos próximos anos?

O futuro da Eurofumeiro passa por estar atento às tendências emergentes para se manter competitiva e alinhada com as expetativas do mercado, sem nunca descurar a sustentabilidade da empresa, bem como o bem-estar dos seus colaboradores.

Como sente a portugalidade? É um tema presente na sua empresa?

Na nossa empresa é sentida particularmente, uma vez que sempre demos muita importância ao saber fazer, à nossa identidade cultural, à nossa história, aos valores e tradições regionais e Nacionais. A nossa gastronomia tem uma riqueza ímpar e a nossa exportação depende quase em exclusivo das nossas gentes lá fora que tão bem sabem defender os nossos produtos.

A AILD está a criar uma rede internacional de pessoas que se vão poder interligar e colaborar entre si. Como vê este projeto e quais as vossas expectativas?

Vejo esta iniciativa como um motor para nossa economia local e regional bem como uma excelente forma de promoção da nossa riqueza gastronómica.

Tendo em consideração que esta entrevista será lida por muitos empresários espalhados por todo o mundo, que palavras deixaria sobre a AILD relativamente a esta plataforma global?

Em primeiro lugar deixar uma palavra de reconhecimento pela coragem de abrir delegações por esse mundo fora. Sem dúvida nenhuma, as comunidades portuguesas emigradas, são os maiores embaixadores da nossa riqueza gastronómica e o pedido que nós fazemos, é que continuem a promovê-la, para que produtos de qualidade como a nossa Alheira de Mirandela IGP, continue a ser um dos ex-líbris da gastronomia portuguesa e possa ser apreciada além-fronteiras.

Website

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search