Fernando Camacho
O Fernando Camacho nasceu na Venezuela, fruto da emigração dos seus pais para a então terra prometida latino-americana, mas que cedo regressaram à sua terra natal, a Ilha da Madeira, onde o Fernando passou uma infância muito feliz e lhe foram despertados o gosto pela música e ciências económicas.
Posteriormente seguiu estudos na Faculdade de Economia do Porto, onde se formou nas áreas de gestão e finanças, envolvendo-se em vários grupos associativos como a direção da associação de estudantes, a tuna da faculdade, empresas académicas de consultoria, entre outros.
A entrada no mercado laboral deu-se em Bucareste, na Roménia, onde foi destacado para gerir o controlo financeiro de vários projetos de desenvolvimento imobiliário no grupo Martifer.
Depois de 3 anos na pitoresca nação do Conde Drácula, o Fernando foi convidado a liderar a área de planeamento e análise financeira da Prio, empresa do grupo Martifer, destacada para os biocombustíveis, na lindíssima cidade de Aveiro e, um ano depois, aceitou o desafio de assumir a direção financeira desse ramo de negócio em Moçambique, onde esteve quase 2 anos a maravilhar-se com um povo tão hospitaleiro e culturalmente rico. Em março de 2012 dá um grande pulo até São Tomé e Príncipe, e por lá permaneceu durante 10 anos a trabalhar para promover a ilha do Príncipe como um exemplo mundial de desenvolvimento sustentável, através do turismo responsável, agro-floresta orgânica, conservação e desenvolvimento social, na direção financeira de um grupo britânico. Lá conheceu a sua mulher, natural de Sines e tiveram um lindo filho – o Joaquim, agora com 3 anos. Durante a sua estada na ilha do Príncipe, fundou a escola de música Conóbia, a Associação Cultural e Recreativa Rosa Pão e uma incubadora para negócios sustentáveis, a Inspira.
Após decidirem em família que seria tempo de regressar a Portugal, surgiu uma oportunidade muito interessante na Repsol em Sines, para apoiar a administração nas suas decisões de gestão e, desde novembro de 2022, a sua nova residência é em Sines, uma cidade a olhar para o futuro.
Este regresso ao seu país foi uma decisão bastante facilitada pelos benefícios fiscais do Programa Regressar, executado pelo IEFP – um programa de incentivo ao regresso de emigrantes portugueses à sua terra natal. Agora em Sines, o Fernando é também proprietário de um alojamento local na freguesia de Porto Covo – A Villa Saudade, que pretende ser uma hub de sensibilização para a sustentabilidade no segmento residencial e está a criar, juntamente com vários empresários de Porto Covo, a associação “Porto Covo Todo o Ano”, com o objetivo de desenvolvimento responsável e sustentável de Porto Covo qualificando-o como uma região atrativa para viver, investir e visitar, durante todo o ano.
Recentemente, abriu uma pequena guest house (seu antigo retiro familiar) na ilha do Príncipe, off-grid, zero-waste e com umas vistas fantásticas para o oceano Atlântico, onde se pretende que os visitantes se desliguem e se reconectem consigo próprios.
Em modo de pré-abertura está o seu restaurante no Time Out Market Porto, na Estação de São Bento, fruto de uma parceria com a reconhecida Chef Inês Dinis, do Antigo restaurante Casa Aleixo.