Obras de Capa – Inauguração da Exposição
Inauguração da exposição
No passado dia 26 de maio de 2021 realizou-se um dos nossos eventos emblemáticos: a exposição de pintura “Obras de Capa”.
Graças à relação existente com o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., desde a criação da AILD e que se intensifica de ano para ano, realizou-se este nosso evento na sua Sala de Exposições.
A exposição foi organizada pela AILD – Associação Internacional dos Lusodescendentes e pela Revista Descendências Magazine, tendo estado patente ao público até ao dia 11 de junho.
Pudemos assim comemorar de forma especial o dia 10 de junho – Dia de Portugal, de Camões, da Língua Portuguesa e das Comunidades Portuguesas.
O dia 10 junho está profundamente ligado a Portugal desde a sua fundação. Começou por ser o dia do Anjo da Guarda de Portugal, depois juntou-se a comemoração do dia da morte de Camões e mais tarde a comemoração da Língua Portuguesa e das Comunidades Portuguesas.
Nesta exposição estiveram em destaque as doze capas da Revista Descendências Magazine, que são reproduções dos quadros realizados para o efeito pelo Mestre santomense Ismaël Sequeira.
Aproveitamos para convidar aqueles que não se puderam deslocar para conhecer estas obras no site:
https://ismaelsequeira.com.
Muito nos honrou a presença do Presidente do Camões – Instituto, Embaixador Dr. João Ribeiro de Almeida e do Embaixador de São Tomé e Príncipe Dr. João Ribeiro de Almeida e as simpáticas palavras que expressaram na inauguração da exposição.
O cônsul da Suécia também esteve presente, assim como vários associados, amigos e diverso público, o que contribuiu para o ambiente festivo da exposição.
Relembramos que um dos grandes objectivos da AILD é a promoção da língua e da cultura portuguesa, sendo a realização desta exposição um exemplo da concretização desses objectivos.
Como as coisas boas devem ser partilhadas, estamos a organizar a itinerância de todas as Obras de Capa.
Estamos neste momento a analisar os convites que temos para determinar o percurso das Obras em 2021.
Por outro lado, já estamos com o pensamento na exposição das “Obras de Capa” de 2022 da Mestre angolana Erika Jámece.
Cada um destes quadros contam histórias, e por isso convidamos todos a descobri-las no programa Rumos da RTP África. Por isso estejam atentos a programa da RTP África e às nossas plataformas para não perder nada.