Lercara

Empresa associada do mês

Quando foi criada a Lercara e com que objetivos?

A Lercara foi constituída em Agosto/22, nasceu da vontade de ajudar a transformar a vida das pessoas que sonham com a liberdade financeira e das Empresas que buscam multiplicar seus lucros e aumentar seu património, com foco na orientação personalizada e em Investimentos Alternativos com Consórcio.

Podemos começar a nossa conversa por conhecer um pouco melhor a história e o percurso do Lercara e quais os valores que têm norteado a sua atividade?

Sempre trabalhei na Banca, mais de 20 anos de experiência na mesma Instituição.
Iniciei a minha carreira como estagiário, passei pelo caixa, atendimento ao cliente, gerência pessoa física e jurídica e nos últimos 10 anos como Gerente Geral de agência. Atuei em algumas das principais agências das regiões de São Paulo Capital, como Av. Paulista e Av. Brigadeiro Faria Lima. O meu sócio, Alexandre Pinheiro, é Português, empresário de outros segmentos, no Brasil há 8 anos, possuía grande experiência como Empreendedor aqui no Brasil no ramo alimentício e utensílios domésticos, com atuação em toda a América Latina. Conhecemo-nos há cerca de 8 anos, por uma ligação entre amigos comuns que possuíamos na época e sempre que nos encontrávamos falávamos sobre oportunidades de negócios e foi em algumas dessas conversas durante esses encontros casuais que surgiu a ideia inicial de entregarmos algo simples para a sociedade dentro no mercado financeiro e que sentíamos que faltava dentro das principais instituições, mesmo em numa região extremamente competitiva, com a presença de muitos bancos, corretoras e fintechs, percebemos uma carência muito grande na qualidade do atendimento, talvez pela grande quantidade de clientes que possuem ou por uma deficiência na entrega de perceção de valor, e essa carência não está ligada à quantidade ou técnica mas sim pela falta de atenção dos profissionais para com os clientes durante toda sua jornada, e que está diretamente relacionada à experiência do cliente.
Foi aí então que criamos a Lercara Crédito e Consórcio, para oferecer de maneira mais personalizada e humanizada os nossos produtos e serviços. Quem não gosta de ser ouvido genuinamente por um profissional que pode orientar e ter uma solução simples mas que muda completamente a sua vida?
Muitos acabam por deixar de ser clientes dessas instituições, insatisfeitos com a falta de atenção e acolhimento do profissional, e, como nós acreditamos que uma relação, seja ela profissional ou pessoal, precisa de transparência e atenção, criamos dentro da Lercara um dos nossos valores, “Cada cliente é único”, pois acreditamos muito que cada indivíduo possui uma necessidade diferente da outra, cada um tem a sua história, o seu rendimento, os seus laços familiares, valores e sonhos, e tudo isso precisa ser respeitado antes de uma oferta de produto ou serviço e aqui na Lercara costumamos dizer que, não oferecemos produto mas sim uma solução personalizada para a realização de um sonho.
Atribuo muito esse valor ao resultado que obtivemos após o primeiro de operação, não só por nos termos destacado em São Paulo pois conquistamos por várias vezes o 1º lugar de vendas na maior Administradora Privada do País, mas principalmente por estarmos hoje com inadimplência zero, pois de facto preocupamo-nos em entregar aquilo que faz sentido aos clientes, tendo o resultado duradouro como consequência do trabalho, que aliás, é um outro valor que construímos aqui na Lercara, “Resultados duradouros”. A nossa preocupação vai além do bom atendimento aos clientes, queremos também que cada profissional da Lercara se sinta parte do mesmo propósito e que tenham os seus valores alinhados com os da Empresa, para que esse conjunto reflita de forma positiva na entrega final do serviço prestado aos clientes e é por isso que estimulamos o “espírito de dono”em cada colaborador.
Além disso temos muita atenção com o bem estar de cada profissional, pois acreditamos que o envolvimento só existe num ambiente agradável e acolhedor e para representar essa nossa preocupação criamos um valor chamado “cuidado com a nossa gente”.
Todos esses valores fazem parte do nosso “Guia de Cultura”, que foi criado pelos sócios e funcionários que iniciaram o projeto, por meio de uma consultoria de RH e esses nossos valores são os propulsores de comportamentos que nos nortearão daqui para a frente, e são praticados diariamente. Não queremos ser referência apenas aos nossos clientes mas também em despertar o desejo nas pessoas em trabalhar connosco.

    Tiago Galiotti, CEO Lercara

    Atualmente, quais são os principais serviços e produtos disponibilizados pela Lercara e a quem se destinam?

    Somos especializados em Consórcios, de Imóveis, Automóveis, Energia Solar, mas principalmente Consórcio como uma nova filosofia, a de Investimentos.
    Considerar o Consórcio como Investimento Alternativo é pensar diferente, é pensar nele como um instrumento para aumento de património, geração de renda extra, plano de aposentadoria e até mesmo um meio para obter retorno financeiro acima das aplicações tradicionais do mercado e ele destina-se para qualquer perfil de pessoa (física ou jurídica) e que de alguma forma desejam ter os resultados que o Consórcio proporciona.
    Muita gente ainda possui aquele conceito antigo de que o Consórcio era utilizado apenas para compra de eletrodomésticos ou de uma moto, no entanto, o Consórcio vem crescendo muito ao longo dos anos e ganhando muito espaço, principalmente após 1991, que foi quando o Banco Central passou a normatizar o produto e fiscalizar as instituições.
    Uma das nossas principais atividades consiste em, além de levar orientação financeira personalizada, desmistificar o entendimento do Consórcio, pois acreditamos ser uma ferramenta financeira poderosa para a realização de uma conquista ou sonho.
    O Consórcio é um produto de crédito, sem juros, acessível, prazo flexível para pagamento, que encaixa no orçamento de todos os perfis, seja pessoa física ou jurídica, e ao contrário dos produtos de financiamento mais tradicionais onde são cobrados juros, no Consórcio existe apenas uma cobrança de taxa de administração e que atualmente gira em torno de 0,10% a.m sobre o valor do crédito, o que comparado a outras modalidades de crédito ou financiamento do mercado, torna o Consórcio muito mais barato e acessível.
    Num país onde a previdência social apresenta incertezas, pensar em gerar renda extra através do consórcio é planear um futuro mais tranquilo.

    Como avalia atualmente o mercado em que a Lercara opera? Quais os principais desafios que se impõem?

    O mercado de Consórcio está em crescimento, mais de 40% quando comparamos o resultado de 2023 com o ano 2022 e atribuo esse crescimento não só pelo fato de estarmos hoje no Brasil com uma taxa Selic alta (13,25% a.a), o que encarece muito as linhas de crédito e financiamento, mas também pelo conhecimento que a população vem recebendo sobre o produto e sobre o mercado, as pessoas estão buscando mais conhecimento, estão ficando cada vez mais esclarecidas e a tecnologia contribui muito para isso e mesmo assim ainda há muita oportunidade pois apenas 9% da população brasileira economicamente ativa possui um consórcio. Como disse anteriormente, o Consórcio vem sendo desmistificado aos poucos e ganhando força, é um produto poderoso, barato e simples mas que ainda muita gente não faz por falta de conhecimento, e por isso o trabalho da Lercara vem sendo reconhecido, pois temos especialistas que levam informação e conhecimento de forma personalizada, considerando o momento de vida de cada pessoa.

    Vamos a bordar o tema dos Consórcios pois em Portugal não temos essa solução de crédito. Quer explicar como funciona?

    Consórcio é a modalidade de compra de algum bem baseada na união de pessoas, físicas ou jurídicas, em grupos, com a finalidade de formar poupança para a aquisição de imóveis, automóveis ou serviços. A formação desses grupos é feita por uma Administradora de Consórcios, autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil.
    Nesse sistema o valor do bem é diluído em parcelas por um prazo predeterminado, e todos os integrantes do grupo contribuem mensalmente ao longo desse período e a Administradora os contempla com o direito de adquirir o bem ou o serviço que deseja de acordo com o valor escolhido pelo cliente e a contemplação acontece por meio de sorteio via Loteria Federal ou por lance, que é uma oferta feita pelo próprio participante para antecipar a contemplação e caso o lance ofertado seja o maior do grupo, o participante ganha o direito de utilizar o crédito.
    Além disso, algumas administradoras ainda permitem que o consorciado pague metade do valor da parcela até à contemplação, o que é um grande incentivo para quem deseja ter o seu imóvel próprio mas não consegue pagar a parcela de um financiamento, ou até mesmo para aquela pessoa que quer aumentar o seu património, adquirir imóveis e gerar renda passiva colocando-os para locação. O consórcio chega a ser tão acessível que o valor do aluguer recebido de um imóvel é suficiente para pagar o valor da parcela do consórcio e ainda sobrar dinheiro para reinvestir, e o melhor, sem se descapitalizar e sem colocar dinheiro do bolso e essa é umas estratégias que temos com o Consórcio aqui na Lercara – chamamos de “Alavancagem Patrimonial”. O objetivo é que no médio longo prazo, o nosso cliente tenha constituído um património com diversos imóveis.

    A internacionalização é importante para o futuro da Lercara?

    Embora o mercado brasileiro ainda tenha muito espaço para crescimento, percebemos uma necessidade nos brasileiros que saem para trabalhar para outros países, inclusive Portugal, pois muitos pensam em ganhar e acumular dinheiro trabalhando fora e voltar um dia para desfrutar do património conquistado com a família e não sabem ao certo como administrar esse plano, e o Consórcio encaixa muito bem para essas pessoas, pois hoje é a forma mais barata e planeada de se adquirir um bem no médio e longo prazo e formar poupança para a aposentadoria.

    Quais as metas que a Lercara ainda pretende alcançar?

    Queremos expandir a nossa atuação dentro do Estado de São Paulo e outras cidades e futuramente em outros Estados, levando orientação personalizada e desmitificando o entendimento do Consórcio, e não queremos ser referência somente em vendas mas também pela nossa capacidade de gerar e transmitir confiança em todas as nossas relações.
    Acreditamos que com o Consórcio as pessoas podem ter um futuro mais próspero, adquirindo imóveis, formando património e renda extra para a aposentadoria e é desta forma que queremos expandir, e futuramente tornarmo-nos uma Administradora própria.

    A AILD está a criar uma rede internacional de pessoas que se vão poder interligar e colaborar entre si. Como vê este projeto e quais as vossas expectativas?

    Acho extremamente importante, não só a troca de experiências mas o entendimento das diferentes culturas, cada país possui uma realidade, economias diferentes, taxa de juros, comportamentos, desejos de consumo, etc, e na minha opinião a essência está em acreditar que o melhor mesmo é poder contribuir com a sociedade e levarmos o que temos de melhor para as pessoas não só com produto mas com atenção e respeito em todas as relações, e, ter um meio ou uma rede como a AILD, que nos permita ter esse acesso em uma interação internacional, acho fantástico e será um prazer poder fazer parte dessa rede.

    Website

    Deixe um Comentário

    Your email address will not be published.

    Start typing and press Enter to search