Mensagem da Presidente da AILD

Ano Novo, Vida Nova!

É um cliché, mas que assenta que nem uma luva na vida da Associação Internacional dos Lusodescendentes. No entanto, não há vida nova, sem um passado, sem história, sem ousadia e é isto que celebramos! Conquista de um espaço associativo que liderado desde 2019 por Philippe Fernandes, na qualidade de sócio-fundador n.º1 e presidente da AILD teve a determinação de alicerçar um projeto associativo completamente disruptivo face ao “modus operandi” das associações existentes.
A AILD representa uma Associação sem Fronteiras, uma associação agnóstica face às religiões, apolítica e inclusiva que estabeleceu rede em 4 continentes, e que se posiciona na ERA.4.0 na sua organização e metodologia de trabalho.
Durante cinco anos foram desenvolvidos projetos de referência na área da Arte, Cultura, Empresas e Ação Social. Os parceiros foram absolutamente cruciais e a revista Descendências, imprescindível como meio de comunicação privilegiado com o Mundo. Assim, a todos os que colaboraram com a revista fica uma palavra de reconhecimento, pois só com um compromisso holístico foi possível posicionar a Descendências como revista de referência.
Por tudo isto a AILD é muito mais do que uma simples associação. Somos um espaço de encontro, de diálogo e de celebração da nossa rica e diversa identidade lusodescendente. Acreditamos que a AILD tem um papel fundamental a desempenhar na construção de um futuro mais justo e equitativo para todos os lusodescendentes. Queremos ser uma referência para a nossa comunidade, um ponto de encontro onde todos se sintam acolhidos e valorizados.

Uma “vida nova”, um novo tempo e neste novo capítulo da história da AILD, queremos consolidar os nossos projetos, mas definimos um plano de atividade arrojado que nos permitirá expandir e ampliar a nossa base de associados e criar parcerias novas com instituições e organizações que partilham os nossos objetivos. O foco na Internacionalização com delegações ativas é uma prioridade e a organização de eventos culturais, artísticos, literários e empresariais que valorizem a nossa língua e as nossas tradições, encontros, são fundamentais para a promoção da cultura lusófona.
É com grande entusiasmo e sentido de responsabilidade que assumo a presidência da Associação Internacional dos Lusodescendentes (AILD). Sinto-me honrada por ter a oportunidade de liderar esta instituição tão importante para a nossa comunidade e de dar continuidade ao excelente trabalho realizado por meu antecessor, a quem agradeço imensamente por seus cinco anos de dedicação e visão estratégica.
Gostaria de agradecer a todos os que contribuíram para o sucesso da AILD ao longo destes anos. Agradeço aos membros da Direção e demais membros dos órgãos sociais, aos voluntários, aos parceiros e, em especial, a todos os associados que acreditam no nosso projeto.
Por fim termino, parafraseando e adaptando a célebre frase de John Kennedy, “Não perguntem o que a AILD pode fazer por vocês, perguntem o que vocês podem fazer pela AILD.” pois só assim podemos cumprir a Missão da AILD!

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search