Mensagem do Presidente Philippe Fernandes
Mais uma ação conjunta
A AILD procura concretizar ideias e projectos das nossas comunidades no estrangeiro, sempre que possível com a ajuda de outras associações e entidades. Os projetos saem favorecidos com a diversidade participativa das diversas associações e pessoas, e a troca de experiência favorece os participantes.
Em boa hora tomámos conhecimento da ideia do Carlos Pereira, um membro destacado da comunidade portuguesa em França, e fundador do prestigiado LusoJornal, que achou que se deveria homenagear os nossos compatriotas, no seu regresso a casa depois de umas merecidas férias em Portugal durante o verão.
Esta ideia da despedida dos nossos compatriotas deu origem ao evento “Obrigado e boa Viagem”.
Desde a primeira hora que convidámos outras associações para se juntarem a nós na concretização deste evento, e ficámos muito satisfeitos que a Associação IOTA (Rádio Arc en Ciel) tenha aceitado este nosso desafio.
Felizmente também se juntou a nós a Câmara Municipal de Almeida, a quem agradecemos todo o apoio dado, apesar de estar submersa com outras solicitações e sobretudo por estar a organizar a sua maior festa anual. Aproveito para estender os agradecimentos à Guarda Nacional Republicana, às Infraestruturas de Portugal, ao Jornal Público que contribuiu com assinaturas digitais do seu jornal, e também as empresas que contribuíram com as bolachas “Saborosas Mini Bites Impulso” e Waferland”, tendo a Câmara Municipal de Almeida também contribuído para os kits que foram distribuídos aos nossos compatriotas.
Deste modo no passado dia 27 de agosto realizou-se na fronteira de Vilar Formoso o evento “Obrigado e boa Viagem” e o sucesso do evento superou todas as nossas expectativas, as grandes quantidades de kits de despedida esgotaram-se a uma velocidade vertiginosa.
A reação dos nossos compatriotas foi também surpreendente, e veio confirmar que o evento já deveria ter sido realizado há mais tempo.
Temos verificado a existência de um grande número de associações portuguesas por todo o mundo, mas muitas delas não estão habituadas a trabalhar em conjunto estando muito focadas nas suas próprias iniciativas, queremos ser exemplo de que é possível trabalhar em conjunto, e de que se consegue alcançar melhores resultados quando assim é.
Não quero deixar de agradecer aos voluntários da nossa associação AILD que tornam tudo possível, bem como aos voluntários da Associação IOTA (Rádio Arc en Ciel), foi gratificante o bom entendimento entre os vários voluntários. Não deixem de acompanhar notícias do evento “Obrigado e boa Viagem” na revista Descendência e na Rádio Arc en Ciel, bem como em outros meios de comunicação social que acompanharam o evento.
A todos estes voluntários o meu “Obrigado e boa Viagem”.