Rede Global da Diáspora
Missões Internacionais de promoção e captação de investimento
Os territórios portugueses têm desenvolvido uma estratégia consistente de internacionalização e de investimento no mercado global.
Deste esforço, alguns alcançaram já bons resultados no crescimento económico, na criação de emprego qualificado, no maior valor acrescentado nacional e ainda maior coesão territorial. Neste caminho, a Rede Global da Diáspora pretendeu dar mais contributos ao processo alimentando-o com a dimensão estratégica da diáspora portuguesa e a as vantagens que a mesma representa para a aceleração da internacionalização e a promoção e valorização dos produtos endógenos e do turismo para os territórios.
Nesse sentido, acompanhamos no Brasil uma delegação institucional da região do Douro, Tâmega e Sousa, resultando da implementação do protocolo de cooperação e promoção assinado entre a CIM Tâmega e Sousa e a Rede Global em 2020 e tem como objetivo principal apresentar todas as oportunidades de negócio e potencialidades dos recursos endógenos e a promoção do potencial turístico da região, nomeadamente para empresários da diáspora.
Esta missão foi organizada em articulação com a Embaixada de Portugal no Brasil, liderada pelo Embaixador Luís Faro Ramos, com os diversos Consulados espalhados pelos diferentes Estados Federais, com o Delegado do AICEP, liderada pelo Delegado Francisco Saião Costa e com as Câmaras de Comércio Portuguesas no Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro, enquadrada num quadro de missões dirigido à Diáspora Portuguesa, com o objetivo de aprofundar laços de cooperação com as comunidades de emigrantes, incluindo a classe empresarial.
Para a organização da missão, a Fundação AEP contou, de forma direta e imprescindível, com o apoio da Embaixada de Portugal no Brasil, liderada pelo Embaixador Luís Faro Ramos, com o Vice-Consulado de Portugal em Fortaleza, liderado pelo Vice-Cônsul, Rui Almeida, com o Consulado Geral de Portugal em São Paulo, liderado pelo Cônsul-geral Adjunto, Jorge longa Marques, com o Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro, liderado pela Embaixadora, Gabriela Albergaria, com o Presidente da Federação Câmaras Portuguesas no Brasil, Armando Abreu, Câmara de Comércio Portuguesa no Ceará, liderada pelo Presidente Raúl Santos, com a Câmara de Comércio Portuguesa em São Paulo, liderada pelo Presidente, Nuno Rebelo de Sousa e com a Câmara de Comércio Portuguesa no Rio de Janeiro, liderada pelo Presidente, António Fiúza, com as quais a Fundação AEP já havia celebrado um protocolo de colaboração. O envolvimento e participação da AICEP no Brasil, liderado pelo Delegado Francisco Saião Costa, foi fundamental para a organização da missão, estando presente nos eventos realizados em São Paulo e no Rio de Janeiro.
De referir ainda a parceria estabelecida com diversos meios de comunicação social da Diáspora que garantiram uma cobertura jornalística ao longo da missão, nomeadamente a RTPi através do Programa Hora dos Portugueses que esteve presente no Evento do Rio de Janeiro e da Antena 1 em reportagem realizada em Fortaleza, não esquecendo o Bom Dia, media partner, da Rede Global da Diáspora.
De acordo com os objetivos traçados, a Missão cumpriu integralmente o seu programa e propósito.
Destaca-se o excecional acolhimento dos agentes institucionais locais e a recetividade às mensagens passadas em cada apresentação do território.
Dos contactos com empresários radicados no Brasil, colheu-se algumas intenções de investimento que se espera vir a materializar em contacto direto com a região, o que se concretizará em Missão Empresarial Inversa, em preparação.
Com enfoque nos produtos endógenos da região Douro, Tâmega e Sousa, os eventos coletivos mostraram da parte dos participantes um excecional entusiasmo e acolhimento à qualidade dos produtos apresentados.
Destaca-se a forte aposta na promoção dos vinhos verdes, aposta claramente ganha e para a qual se conquistou o interesse dos consumidores radicados no Brasil.